A Prefeitura de Bonito lamenta a suspensão das atividades no Instituto Visão de Vida, conforme comunicado enviado pela instituição ao Executivo, devido a determinação do Tribunal de Contas, que apontou irregularidades nas prestações de contas nos anos de 2013. 2014 e 2015.

Com isso, o Instituto fica impedido de receber repasses públicos de qualquer natureza, seja eles municipais, estaduais ou federais, comprometendo a renda mensal do ONG, bem como seu funcionamento.

Segundo nota, hoje a maior fonte de recursos da instituição vem do município, para custeio das constas fixas, como recursos humanos, água, luz, telefone, gás, contabilidade e aluguel. Em 2023 o município repassou o valor de R$ 112.350,00 divididos em 12 meses, que seriam pagos até março deste ano, quando o convênio deve ser renovado com as demais instituições do município, como Associação Pestalozzi, Asilo São José, Instituto Família Legal e Instituto Mirim, porém o Visão de Vida não poderá receber devido as pendencias com o Tribunal de Contas.

Compreendendo a importância do Instituto para o município, uma vez que atende 70 crianças em situação de vulnerabilidade social, sendo 49 delas de famílias atendidas pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) o prefeito Josmail Rodrigues solicitou apoio do Ministério Público para buscar soluções possíveis para que a instituição continue ativa, atendendo as crianças.

“Eu conversei hoje com o promotor Alexandre Estuque e ele também se solidariza com a situação do Visão de Vida e entende o quão importante e necessário é que essas crianças continuem sendo assistidas. Por isso se comprometeu a buscar medidas legais para que possamos manter o atendimento”, detalha o prefeito.