Entre os objetivos está a criação do Fórum Regional Sudoeste de Conselhos Municipais de Assistência Social.

16/03/2018 17h47 – Por: Assessoria de Comunicação

O município de Bonito sediou na tarde desta sexta-feira, dia 16 de março, o Encontro Regional Sudoeste do Colegiado Estadual de Gestores Municipais do Estado do MS, que reuniu representantes locais e dos municípios de Bodoquena, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque e Porto Murtinho.

O encontro apresentou e discutiu a minuta do projeto que instituiu o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), abordando a institucionalização da assistência social de fato e de direito nos municípios.

Criado em 2005 por meio de resolução do Conselho Nacional da Assistência Social, o SUAS é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS), mas a gestão dos serviços é feita, de forma descentralizada, por municípios, Estados e Distrito Federal.

A programação incluiu debates sobre os serviços a serem regionalizados nos municípios participantes; a criação e posse do Fórum Regional Sudoeste de Conselhos Municipais de Assistência Social e a apresentação e aprovação da Carta SUAS de Bonito/MS.

O evento contou com as presenças do presidente do Coegemas (Conselho Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Mato Grosso do Sul), Sergio Wanderly Silva; do prefeito municipal de Bonito, Odilson Soares; do prefeito de Bodoquena, Kazuto Horii; da secretária de Assistência Social, Ilza Gomes Soares e da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Elizabeth Marco Coutinho, que compuseram a mesa, além de outras autoridades e representantes municipais.

Bonito sedia Encontro Regional Sudoeste de gestores municipais