EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação realiza a Jornada Pedagógica 2019

13/02/2019 14h21 Por: Boni Miranda/Assessoria de Comunicação /Com informações da SEMEC

 
Com o tema: "A Arte de Educar está na Sensibilidade do Educador e no prazer pelo que faz", III Jornada Pedagógica vai até sexta-feira (15)
Evento teve como tema: “A Arte de Educar está na Sensibilidade do Educador e no prazer pelo que faz”. Foto: DivulgaçãoEvento teve como tema: “A Arte de Educar está na Sensibilidade do Educador e no prazer pelo que faz”. Foto: Divulgação

Dando início às atividades do ano escolar de 2019, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura está realizando nesta semana a III Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, que teve início na segunda-feira (11) e vai até sexta (15).

O tema central do evento é "A Arte de Educar está na Sensibilidade do Educador e no prazer pelo que faz", que segundo a secretária Roseli Gambim, remete à reflexão de que os alunos têm que sentir prazer em descobrir o mundo a sua volta. "Eles precisam ser estimulados a imaginar, a criar. Educar é buscar uma visão do todo; não apenas o intelecto, mas também a sensibilidade e os sentidos", afirma.

Programação incluiu palestra com do psicólogo Cleverson Luis Pereira, com o tema: “Competência Socioemocional”. Foto: DivulgaçãoProgramação incluiu palestra com do psicólogo Cleverson Luis Pereira, com o tema: “Competência Socioemocional”. Foto: Divulgação

Nos dias 11 e 12 de fevereiro durante todo o dia, o evento foi realizado no salão de reuniões do Hotel Marruá, para todos os docentes.

Já nos dias (quinta 13, 14 e 15) serão realizadas atividades nas escolas e centros de educação infantil, com trabalhos direcionados sobre a Base Nacional Comum Curricular, que norteia o cenário educacional no Brasil.

Alunos precisam ser estimulados a imaginar e a criar, afirmam organizadores. Foto: DivulgaçãoAlunos precisam ser estimulados a imaginar e a criar, afirmam organizadores. Foto: Divulgação

As palestras dos dias 11 e 12 referem-se às seguintes temáticas:

No dia 11 de fevereiro - Manhã - Palestra com a Professional Coach Ana Cristina Trevellin, com os temas: " Como motivar seus alunos para os desafios da Aprendizagem no século XXI" e "A ética dos professores em relação aos alunos, pais e com a instituição onde atuam". À tarde - palestra da dra. neuropediatra, Maria Eulina Quilião, sobre o tema: " Os desafios do professor em sala de aula para inserção de alunos com necessidades especiais".

No dia 12 de fevereiro - Manhã - Palestra com o psicólogo Cleverson Luis Pereira, com o tema: "Competência Socioemocional" e palestra com Dominique Palmieri Battilani Ogliari, com o Tema : "A música e a criança: recursos para a sala de aula". À tarde - palestra com a professora Leonie Ozelame "A escrita em foco-Orientações metodológicas para a produção textual e avaliação de textos escritos na escola".

Evento contou com a participação da Secretária de Assistência Social, Ilza Gomes Soares. Foto: DivulgaçãoEvento contou com a participação da Secretária de Assistência Social, Ilza Gomes Soares. Foto: Divulgação

Para a tarde de sexta-feira (15) está prevista uma capacitação para os professores do anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º), professores de Educação Física de todas as etapas da Educação Básica e professores das Salas de Tecnologia, na Câmara Municipal, tendo como tema "Oficina de capacitação de professores da educação básica para desenvolvimento de pesquisa na escola", em parceria com a professora Mestre Danielle Boin Borges, que atua na UFMS (Campus de Bonito).

Palestra com Dominique Palmieri Battilani Ogliari, com o Tema : Palestra com Dominique Palmieri Battilani Ogliari, com o Tema : "A música e a criança: recursos para a sala de aula". Foto: Divulgação