As obras são importantes para evitar o alagamento de parte da cidade e o turvamento dos córregos que atravessam a área urbana

24/01/2019 18h35 – Por: Boni Miranda/Assessoria de Comunicação

O secretário municipal de Meio Ambiente, Edmundo Dinelli Júnior, juntamente com o promotor Alexandre Estuqui (responsável pelos procedimentos referentes à proteção do meio ambiente), vistoriou na manhã desta quinta-feira (24) os trabalhos realizados pelo município na Estrada Boiadeira e na Fazenda São Domingos.

A Fazenda São Domingos (que integra a empresa Fazenda Santa Otília Agro-Pecuaria Ltda) está situada na divisa com a área urbana e vai do início da estrada do Sucuri até as proximidades da Vila Machado, totalizando mais de 3 quilômetros e meio (ver mapa).

Com a fazenda localizada em uma área mais elevada do que a área urbana, a conservação das curvas de nível (terraços), bem como o reforço, a limpeza e a ampliação das caixas de retenção ali existentes são fundamentais para evitar o alagamento de grande parte da cidade quando ocorrem chuvas fortes.

Outro ponto importante para a prevenção de alagamentos na área urbana de Bonito é o direcionamento das águas que descem pela Estrada Boiadeira, na qual a Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Obras, realizou recentemente a recuperação e a construção de caixas de contenção.

As obras de contenção são também importantes para evitar que as águas da chuva poluam e turvem as águas dos córregos que atravessam a cidade.

Vistoria foi realizada pelo secretário Edmundo Dinelli Jr e pelo promotor Alexandre Estuqui. Foto: SEMA

Divisa da Fazenda São Domingos com a área urbana vai das proximidades do Cemitério até a Vila Machado, totalizando mais de 3,5 Km. Ver mapa