O Grupo Técnico Institucional do Rio Formoso, criado pelo Governo do Estado, com a participação de diversas instituições públicas e privadas que atuam direta ou indiretamente na preservação do Rio Formoso, estiveram em Bonito na última semana para visitas técnicas e reuniões de trabalho, visando conferir a situação do rio e colher subsídios para as decisões que serão sugeridas. O prefeito Josmail Rodrigues e o promotor de Meio Ambiente do município, Alexandre Estuqui Junior debateram com o grupo alguns pontos considerados fundamentais para a preservação dos recursos hídricos no municípios.

Josmail destacou a necessidade urgente de um plano master de drenagem, com criação de bacias de contenção das águas pluviais, que possam segurar as enxurradas e evitar que carreguem sedimentos direto para os rios, bem como infraestrutura adequada para as estradas vicinais e atenção especial aos córregos urbanos. “Esse plano vai nos ajudar a entender a real situação do nosso município e a partir daí, desenvolver ações pontuais e diretas, para de fato reverter os danos ambientais causados nos rios da cidade e manter a longevidade do nosso meio ambiente. É um projeto complexo, que será desenvolvido em parceria com o Governo do Estado e FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) nos presentou com a notícia de que irá custear a elaboração do projeto”, detalha.

Em Bonito, GTI do Formoso realiza visitas técnicas e se reúne com prefeito e promotor

Já o promotor Alexandre Estuqui Junior pontuou alguns problemas que considera urgentes, até porque recebe denúncias frequentes, entre os quais o excesso de capacidade de visitantes em alguns atrativos e também a multiplicação dos ranchos de lazer com estruturas instaladas nas proximidades e até na beira dos rios, muitos de forma irregular. Ela calcula que já existam mais de 400 ranchos de lazer no município, cujos proprietários alugam diretamente para turistas passarem temporadas, atividade que foge do controle dos órgãos municipais.

O grupo também visitou a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da cidade, gerenciada pela Ambiental MS Pantanal. A cidade de Bonito tem rede coletora de esgoto que atende 97% dos domicílios e a Estação de Tratamento tem capacidade para tratar até 80 litros de esgoto por segundo.

O crescimento populacional repentino – a cidade passou de 12 mil para 26 mil habitantes em poucas décadas – impõe desafios extras à gestão pública, sobretudo no tocante aos cuidados com o meio ambiente. Em períodos de alta temporada de turismo, a cidade chega a dobrar sua população, ponderou o secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago Sabino.

No segundo dia, as atividades começaram cedo com visitas a campo. O grupo foi averiguar a situação de condomínios criados na beira do rio, com a instalação de decks para acesso à água e até cordas sobre o leito delimitando o espaço de cada lote. Na sequencia, visitaram o terminal de transbordo do serviço de coleta de resíduos da cidade e outros pontos de preocupação ambiental e durante a tarde, finalizaram as visitas técnicas.

“Agora a gente parte para levantar documentos, ver a situação legal de alguns casos que visitamos, para entender e poder planejar uma ação de fiscalização e outras medidas que devem ser tomadas pelos órgãos competentes”, avaliou o secretário executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette. O GTI tem 120 dias – a partir da instalação – para levantar os problemas e sugerir medidas que ampliem a proteção ambiental do rio Formoso e ao município de Bonito em geral.

O grupo existe oficialmente desde o dia 20 de dezembro e fez a primeira reunião com todos os membros – que teve a presença do governador Eduardo Riedel- no dia 18 de janeiro.

O grupo é composto por representantes da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Secretaria de Governo, Seilog (Infraestrutura e Logística), Agesul (Agência de Empreendimentos), Sanesul (Empresa de Saneamento), Imasul (Instituto do Meio Ambiente), Prefeitura de Bonito e da empresa Ambiente MS Pantanal, que gerencia o serviço de esgotamento sanitário naquele município.

O diretor presidente do Imasul, André Borges, participou das atividades acompanhado do diretor de Licenciamento e Fiscalização do Instituto, Luiz Mário Ferreira, e do gerente de Recursos Hídricos, Leonar do Sampaio e o diretor-presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendlig.

O secretário de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette, também esteve presente, junto com técnicos da Semadesc. Também estavam representantes da Seilog, Fundação de Turismo, Sanesul, e da Prefeitura de Bonito.

Com informações de Semadesc – Fotos: Mairinco de Pauda