29/03/2019 17h14 - Por: Boni Miranda/Assessoria de Comunicação

Na quarta-feira (27) foram desenvolvidas ações no assentamento Guaicurus e na quinta-feira (28) no Jardim Boa Vista, parte da Nossa Sra. Aparecida e parte da Vila Marambaia

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do setor de Controle de Vetores e Endemias, realizou durante esta semana ações de bloqueio em áreas onde há suspeitas de casos de dengue, tendo como base notificações encaminhadas pelas unidades de saúde e pelo hospital Darci João Bigaton, emitidas por enfermeiros ou médicos.

Na quarta-feira, dia 27 de março, foram desenvolvidas ações no assentamento Guaicurus e na quinta-feira, dia 28, no Jardim Boa Vista, parte da Nossa Sra. Aparecida e parte da Vila Marambaia.

Nos locais visitados foram realizados bloqueios mecânicos e químicos (com uso de inseticida). A aplicação de larvicidas e de inseticidas para eliminar as larvas e os mosquitos adultos é feita somente nos locais onde existem casos notificados.

O controle mecânico consiste no controle da proliferação e na redução das áreas onde os mosquitos se desenvolvem, como a remoção da água estagnada, a destruição de pneus velhos e latas que servem como criadouros de mosquito.

As ações de bloqueio consistem na erradicação de possíveis focos do mosquito e orientação da população sobre as formas de combater o vetor.

Os casos suspeitos da doença devem ser comunicados às unidades de saúde.

As ações de bloqueio consistem no controle de possíveis focos do mosquito e orientação à população. Foto: Divulgação

A aplicação de larvicidas e de inseticidas é feita somente nos locais onde existem casos notificados. Foto: Divulgação

Vigilância em Saúde realiza ações de bloqueio contra a dengue

Vigilância em Saúde realiza ações de bloqueio contra a dengue