Em cumprimento a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527, de 18/11/2011) a Farmácia Municipal de Bonito passou a divulgar a relação dos medicamentos disponíveis em estoque na unidade. A lista é atualizada quinzenalmente e pode ser acessada por qualquer pessoa, pelo Portal da Transparência do Município.

“Além de cumprir a determinação, acreditamos a divulgação da lista possa ajudar a comunidade, tanto a identificar se o medicamento que precisa é distribuído gratuitamente na Farmácia Municipal, quanto checar se está disponível naquele momento”, detalha a responsável técnica pela unidade, Adriana Andrade.

Atualmente a Farmácia Municipal conta com 318 remédios disponíveis na Atenção Básica, enquanto a lei determina 135. Além destes, também atende alguns pacientes com medicamentos de média e alta complexidade, que embora não seja obrigação do município, a Administração Municipal tem buscado atender as demandas da comunidade sempre que possível.

Atualização do Cartão SUS

Outra questão apontada pela responsável pela unidade, que acaba atrasando os atendimentos e também causando frustração nos pacientes é a atualização do Cartão SUS. Segundo Adriana, os cartões devem estar atualizados para que não aja conflito no Sistema E-Saúde na hora da prestação de contas.

“As vezes o paciente vai no posto e consegue ser atendido com o cartão desatualizado, mas chega aqui e não consegue o medicamento, só que as consultas não envolvem recursos diretos e o medicamento e na hora da prestação de contas, os resultados não batem porque esse paciente não é reconhecido pelo sistema. Então pedimos por favor que todos certifiquem-se que seus cartões estão atualizados ou façam a atualização”, disse.

Todo Cartão do SUS atualizado deve começar com o número 7 – caso não comece, é só pedir a atualização do cartão na própria unidade de saúde do bairro, informando o nome, endereço e contato atualizado.

A Farmácia Municipal está localizada na Rua Afonso Pena, N.º 801, com entrada pela Rua Cel. Pílad Rébua, passou por reestruturações físicas, seguindo as normas de acessibilidade, e garantindo um ambiente mais acolhedor aos usuários.