25/11/2013 07h51 – Atualizado em 25/11/2013 07h51
Por: Secretaria de Cultura
Aconteceu na tarde do dia (23), a Caravana da Memória. O projeto é realizado por meio do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fundação de Cultura do governo do Estado e a Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Cultura.
O movimento busca a conscientização e o reconhecimento da cultura, da memória, da história e da arte, fazendo uma reflexão sobre os valores e talentos artísticos, históricos e literários existentes no local.
Durante a abertura do evento, o Secretário de Cultura, Éder Alves de Oliveira Júnior, falou sobre a importância de se valorizar a nossa história, nossa cultura local, e afirmou que a Secretaria recém-criada necessita do apoio da comunidade para juntos resgatarmos a nossa identidade cultural.
A Diretora de Cultura, Vânia Mugartt, ressaltou a importância da parceria entre a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura de MS, a fim de trazer o Projeto de Educação Patrimonial, aliando ações da cultura e educação, buscando envolver as escolas do município.
Logo após, houve a apresentação da artista Fernanda Reverdito (Casa da Memória Raída) que declamou duas poesias de poetas sul-mato-grossenses, encantando a todos!
A Gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, Iolete Moreira, afirmou que se sente feliz em estar em Bonito, um lugar maravilhoso e famoso por seu turismo sustentável. Foi enfática em dizer: “Sempre que a secretaria de cultura precisar, nós estamos à disposição”. Presenteou a Secretaria e sua Divisão de Projeto, Memória e Patrimônio com documentos relacionados à memória e patrimônio sul-mato-grossense.
O auditório estava lotado, com a presença de muitos professores, alunos e outras pessoas que foram prestigiar o evento. O tema abordado foi “Preservação do Patrimônio: compromisso social”.
Aproximadamente 115 pessoas participaram, “maior audiência da Caravana da Memória”, disse o Professor Hildebrando Campestrini – Professor formado em Letras, Pedagogo, Historiador, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de MS, e sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
