Trabalho está sendo realizado em conjunto pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria Municipal de Obras.

21/12/2018 14h56 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Obras, com orientação técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), está realizando desde quinta-feira (20) trabalhos de recuperação e construção de caixas de contenção de água ao longo da estrada boiadeira.

De acordo com o secretário Edmundo Dinelli Jr., trata-se de um trabalho complementar ao que está sendo feito na Fazenda São Domingos.

(ver matéria no link https://www.bonito.ms.gov.br/noticias/secretaria-recupera-curvas-de-nivel-na-fazenda-sao-domingos)

“É uma ação da SEMA que tem viés de Defesa Civil, já que acaba sendo uma obra de prevenção de danos”, afirma Edmundo. A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil/COMPDEC, dirigida pelo secretário, integra a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Dinelli esclarece ainda que toda obra que segura ou diminui a velocidade da água ajuda na questão do turvamento dos rios e dos córregos urbanos, embora o foco da ação seja, no momento, a construção das caixas para segurar a água que está causando danos na área urbana.

OBRAS

“Inicialmente estamos limpando uma caixa de contenção grande, bem no meio da boiadeira, jogando a saída pra dentro das curvas de nível que a São Domingos está recuperando. É um local onde a água desce mais forte pra dentro da cidade”, informa o secretário interino de Obras, Juarez da Silva Santos.

Segundo ele os trabalhos irão inicialmente da Cohab até o cemitério, onde couberem caixas, sempre com vazão para a dentro da fazenda São Domingos.

“Iniciamos os trabalhos com uma retroescavadeira, uma pá carregadeira e uma moto-niveladora (patrola). Será uma sequência de intervenções começando pela primeira caixa, que é a maior de todas e vai segurar mais água, depois faremos outras menores, onde forem necessárias”, conclui o secretário.

Foco da ação é a construção de caixas para segurar a água que inunda trechos da área urbana. Foto: SEMA

Trabalhos utilizam uma retroescavadeira, uma pá carregadeira e uma moto-niveladora (patrola). Foto: SEMA

Trabalho resulta de ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e a Secretaria Municipal de Obras.