22/05/2019 10h14 - Por: Boni/Assessoria de Comunicação

Bloqueio de caso aplicou inseticida e efetuou controle mecânico no distrito Águas do Miranda

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do setor de Controle de Vetores e Endemias, está dando continuidade às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikunguyna.

Na sexta-feira (17) foi realizado um trabalho de bloqueio de caso em Águas do Miranda, com a aplicação de inseticida e controle mecânico. No distrito já foram efetuadas 8 notificações de casos suspeitos.

A ação de bloqueio tem como objetivo diminuir a população adulta de mosquitos na área provável de transmissão, após a notificação de caso suspeito à Secretaria Municipal de Saúde. A adoção da medida não precisa aguardar resultados de exames laboratoriais para confirmação dos casos suspeitos.

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE MECÂNICO E DA LIMPEZA DO QUINTAL

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, uma das medidas mais eficazes para combater o mosquito é o controle mecânico, que consiste na remoção de água parada em pneus velhos, vidros, latas e outros objetos que possam servir como criadouro do mosquito. A recomendação, nesse sentido, é que os moradores, no mínimo mantenham os seus quintais limpos.

Também podem ser utilizados métodos que limitam o contato das pessoas com o mosquito, como mosquiteiros, telas nas janelas das casas ou roupas de proteção.

Bloqueio tem como objetivo diminuir a população adulta de mosquitos em determinada área. Foto: Divulgação