12/09/2019 16h10 - Por: Assessoria de Comunicação Fonte: Portal do MS

Com duração de 180 dias, o decreto permite a compra de bens e materiais sem licitação para reforçar as ações de combate ao desastre

O Governo de Mato Grosso do Sul decretou nesta quarta-feira (11) situação de emergência em partes das áreas rurais dos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Corumbá, Ladário, Miranda, Porto Murtinho afetados pela queimada.

Com duração de 180 dias, o decreto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja permite a compra de bens e materiais sem licitação para reforçar as ações de combate ao desastre, e a realização de campanhas de arrecadação de recursos perante a comunidade.

A medida, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (12) justifica-se ao fato do mês de setembro ser o mais crítico para incêndios florestais e de maior incidência de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar e pelo PREVFOGO, aumentando os atendimentos nas unidades básicas de saúde devido as doenças relacionadas à qualidade do ar.

Segundo as estatísticas do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), entre os dias 1 de agosto a 9 de setembro, a área queimada já ultrapassa cerca de 1,027 milhão de hectares. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta nos últimos dias sobre a umidade relativa do ar, que está abaixo de 15%, e sobre uma onda de calor no estado, podendo ocasionar até hipertermia (morte devido ao calor), aumentando o motivo para a decisão.

Além de Mato Grosso do Sul (MS), o estado de Mato Grosso (MT) e o país vizinho Paraguai também decretaram situação de emergência.

Setembro é o mês mais crítico para incêndios florestais. Foto:  Portal do MS