02/12/2019 15h44 - Por: Boni Miranda/Assessor de Comunicação

No 2º quadrimestre de 2019 (de maio a agosto) foram realizadas 3322 consultas, com média de 800 a 850 atendimentos por mês

O Centro de Especialidades e Reabilitação (CER) da Secretaria Municipal de Saúde recebeu, desde o mês de junho deste ano, 40 novas cadeiras de rodas para locomoção e banho que estão sendo entregues aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). A unidade recebeu também dezenas de muletas e bengalas.

As cadeiras foram obtidas por meio de convênio entre a prefeitura e o CER/APAE (Centro Especializado de Reabilitação da Apae), de Campo Grande, e são adequadas às condições de cada paciente, previamente inscrito, proporcionando-lhe mais conforto e maior mobilidade, com menor gasto de energia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde as cadeiras recebidas reduziram em 80% a demanda existente.

COMO DEVE AGIR O PACIENTE QUE NECESSITA DE CADEIRA DE RODAS

De acordo com a fisioterapeuta Elaine da Silva Simões, coordenadora do Centro de Especialidades e Reabilitação, as pessoas que necessitam de atendimento são inicialmente submetidas a uma triagem feita por profissional especializado, e a seguir encaminhadas para realização do tratamento necessário.

Para inscrever-se para receber órteses, próteses, cadeira de rodas, muletas ou reabilitação o paciente (ou alguém responsável por ele) deverá levar ao CER o cartão SUS, cópia de documentos, de endereço e a receita médica emitida por um profissional da Rede SUS prescrevendo o uso do equipamento.

COMO FUNCIONA O CENTRO DE ESPECIALIDADES E REABILITAÇÃO

O Centro de Especialidades em Reabilitação (CER) é um órgão público municipal que tem como objetivo a reabilitação de pessoas com deficiência física, atuando por meio de equipe multiprofissional formada por 5 fisioterapeutas, 2 terapeutas ocupacionais, 1 fonoaudióloga, 1 psicóloga, 1 assistente social e 1 médico ortopedista (que atende quinzenalmente os pacientes), totalizando 15 funcionários.

No 2º quadrimestre de 2019 (de maio a agosto) foram realizadas 3322 consultas, com uma média de 800 a 850 atendimentos por mês

De acordo com a coordenadora Elaine Simões, os trabalhos desenvolvidos neste ano permitiram a redução do tempo de espera para as especialidades de terapia ocupacional e fisioterapia. “Os avanços são resultado de um novo sistema de gestão de fila de espera e do aumento no número de profissionais, com a inclusão de mais dois fisioterapeutas e de uma terapeuta ocupacional, aprovados no concurso, além de uma assistente social e um médico ortopedista”, afirmou.

FUNCIONAMENTO DIÁRIO

O Centro de Especialidades em Reabilitação (CER) funciona na sede da Secretaria de Saúde, na Rua Dr. Conrado, na Vila Donária (prédio do antigo fórum). O horário de atendimento é de 07h00 às 18h00 (seis da tarde)

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67)3255-2640.

As novas cadeiras reduziram em 80% a demanda existente. Foto: Jabuty

Equipe de atendimento foi ampliada em 2019 e o tempo de espera diminuiu. Foto: Jabuty