Obras visam preservar a transparência das águas e melhorar o tráfego nas estradas do município

09/06/2020 11h05 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Agraer e apoio de proprietários rurais, vem desenvolvendo trabalhos de conservação de solo e água em várias regiões do município, visando diminuir a turbidez dos rios em períodos chuvosos, assim como melhorar o tráfego dos veículos pelas estradas vicinais. Neste mês, os trabalhos estão concentrados na Fazenda Monte Cristo e proximidades do Córrego Anhumas.

O local, segundo o secretário Edmundo Dinelli, era conhecido por ser tornar um ‘corredor de água’ durante chuvas mais intensas. “Aquele trecho em particular, que pega toda a lateral da Fazenda Monte Cristo, até um pouco antes da ponte, com um volume de chuva maior, virava um corredor de água, porque a fazenda jogava muita água na estrada e esta por sua vez, não tinha condição de segurar, o que gerava prejuízos a via e levava sedimentos aos rios”, detalha o secretário, ao lembrar que o Córrego Anhumas é afluente do Rio Formosinho, que por sua vez, é afluente do Rio Formoso, considerado um dos principais do município.

As intervenções consistem em drenagem da estrada, com a construção de caixas de retenção e sedimentação, para que a água saia da via e fique retida nas caixas e o excedente volte para propriedade. Conforme o secretário, as ações têm apresentado resultados positivos e nesse trecho, assim como nas proximidades da Fazenda São Domingos, onde também foi feita a intervenção, já não tem corrido mais água na estrada.

“A gente tem que lembrar que essas propriedades que estão as margens dos rios, elas jogam água tanto na estrada, quanto nos rios, então não adianta só fazer um trabalho na estrada, é necessário fazer intervenções dentro das propriedades para que o volume de água que vem das morrarias e da parte alta das fazendas fique na fazenda. Isso beneficia o produtor, aumentando a disponibilidade hídrica dentro da propriedade, com um solo mais úmido, e diminui a pressão do volume de água que chega na estrada”, reforça.

Fotos: Obras realizadas no trecho entre a área urbana e Fazenda São Geraldo

Meio Ambiente realiza ações de conservação de água e solo na região do Anhumas

Meio Ambiente realiza ações de conservação de água e solo na região do Anhumas