A Secretaria de Saúde, visando melhorar a logística de atendimento à população, preparou uma estrutura exclusiva para atender os casos de síndrome gripal e suspeitos de Covid-19 em Bonito. A ideia é concentrar todas as equipes em apenas um único ponto e atender o maior número de casos suspeitos e realizar os testes de Covid. A estrutura foi montada em uma ala do Hospital Darci João Bigaton, que anteriormente estes testes rápidos eram feitos no Posto de Saúde Rincão Bonito, na Vila Marambaia.

Segundo o Secretário de Saúde, Nivaldo Inácio Carneiro, além de melhorar a logística e dar um tratamento mais humanizado, a proposta é evitar falhas na comunicação e garantir que as pessoas sejam atendidas: “O que nós queremos, é prestar um atendimento humanizado e a resolução do problema. Imagina uma pessoa de 60 anos de idade, ela chegava à recepção do Hospital, era direcionada de acordo com os sintomas para uma Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), essa Unidade de Saúde que poderia estar com outros pacientes, lá elas corriam o risco de transmitir para um número maior de pessoas, depois elas eram direcionadas para a Unidade do “Rincão Covid” para realizar o procedimento.”

Nós pegamos a equipe de saúde do Rincão, trouxemos para o Hospital, onde já existia uma ala de isolamento e reestruturamos essa ala para os pacientes serem atendidos aqui. Então, hoje o paciente chega no hospital com sintomas de Covid, vai ser feito tudo por aqui, daqui ele já vai sair com uma solução, e uma diferença importante pois o hospital é 24h, tudo o que a gente tinha de serviço prestado no Rincão vai ter aqui e vai ter ainda mais”, destacou.

Em média anteriormente, eram realizados cerca de 40 de testes rápidos de Covid, agora com a estrutura de laboratório montada para atendimento dos casos suspeitos, a expectativa é ampliar o número de teste feitos: “É muito mais preciso e com uma resolução maior, o hospital tem uma preparação para isso, como roupas, produtos para desinfecção bem mais fortes e tem uma equipe completa, se precisar, por exemplo, de uma vaga na ambulância o paciente já vai estar aqui, ou seja, facilita para o paciente.”, finalizou o secretário de saúde.

Secretaria de Saúde intensifica atendimento de Covid no Hospital Darci João Bigaton
A equipe está empenhada em atender a população. Foto: Marlan Pinheiro

Para o Diretor Técnico do Hospital e Médico Anestesista, Gustavo Junqueira, essa mudança da unidade Rincão Covid para o Hospital, a resolução do problema será mais ampla: “Aqui ele será avaliado pela equipe, se precisar ficar internado, já fica internado, então todos os procedimentos serão realizados por aqui. Essa centralização diminui o tempo de exposição dos pacientes em trânsito e dá mais segurança para eles,” finalizou.

O Hospital Darci João Bigaton está localizado na Rua São Pedro Apóstolo, n.º 201, Jardim Andréa. Para eventuais dúvidas ou esclarecimentos, ligue no telefone: (67) 3255-3455.

Por: Filipi Brites – Assessoria de Comunicação