Equipe da Unidade Básica de Saúde do Distrito - Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Bonito por meio de suas respectivas Secretarias de Meio Ambiente e Assistência Social estiveram no Distrito Águas do Miranda durante o período da manhã e tarde desta terça-feira (19) de janeiro para acompanhar a situação da cheia do Rio Miranda.

Na ocasião a Secretária de Meio Ambiente, Ana Trevelin, e a Secretária de Assistência Social, Vânia Mugartt, foram recebidas pela Presidente da Colônia de Pescadores de Bonito – Z11, Lucimara Henrique, para realizar as vistorias no local e prestar assistência para as famílias afetadas.

Até às 14h da tarde de ontem (19), quatro famílias haviam sido desabrigadas e o Rio havia subido 7 metros, mas nas últimas 12h já havia recuado aproximadamente 70 cm. Os moradores estão calmos e monitorando a enchente! As famílias em área de alagamento já estão com seus pertences em canoas, em casas vizinhas ou em cavaletes.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Vânia Mugartt, foram levados aportes como alimentos, cobertores e lonas aos moradores: “Nós fomos preparados para atender na eventualidade de falta de alimento, cobertor, fomos prevenidos com esses materiais, a gente sabia que eram poucas famílias, mas não foi necessário. A comunidade está tranquila, e eles já tem uma prática, antes que a água suba, eles tiram as coisas, então não houve perda material, porque eles guardaram seus pertences em barcos e lonaram. E nesse sentido, prestamos o atendimento necessário com o fornecimento de lonas para que eles acolham seus pertences nos barcos. A Secretaria de Assistência Social foi prevenida para prestar o atendimento aos moradores, nós estamos atentos a eventualidade de necessidade de outros itens e para isso estamos nos preparando para continuar prestando o atendimento necessário aos moradores”, finalizou.

A Secretária de Meio Ambiente, Ana Trevelin, destacou que ida por parte das equipes da Prefeitura foi conseguir monitorar desde o início a cheia do Rio: “A importância de termos ido ao local é conseguirmos monitorar a cheia do rio e entender a quantidade de famílias que precisam de apoio e que tipo de apoio elas vão precisar e como o município precisa agir neste momento para ajudar as famílias e protegê-las” finalizou.

As equipes visitaram a Escola Municipal Rural Professor Francisco Anísio Correa Ferreira e a Unidade Básica de Saúde do Distrito. A Prefeitura Municipal de Bonito por meio de suas Secretarias segue acompanhando a situação e estão prestando todo atendimento necessário as famílias da comunidade.

Por: Filipi Brites – Assessoria de Comunicação