Foto: Divulgação

Publicada na edição desta quarta-feira (20) de janeiro, no Diário Oficial da União a oficialização do acordo com a União da cessão onerosa da Gruta do Lago Azul considerado patrimônio cultural brasileiro que concede ao município de Bonito a exploração comercial do atrativo pelos próximos 20 anos.

A portaria diz também que, além do repasse de 20% do faturamento, o município terá que pagar à União o valor mínimo anual de R$ 33.995,88, divididos em parcelas mensais, pelo uso privativo e exploração econômica do local.

A assinatura do contrato fica condicionada à obtenção de todos os licenciamentos, autorizações e alvarás pertinentes para atividade comercial. Segundo a secretária de turismo, indústria e comércio, Juliane Ferreira Salvadori a cessão onerosa é importante para regulamentação de atividade de gestão do atrativo turístico: “Para nós é importante, porque regulamenta a atividade de gestão do atrativo turístico Gruta do Lago Azul, que é o principal atrativo turístico da região. A Prefeitura já fazia a gestão da gruta e agora oficializa juntamente a União essa gestão. A cessão onerosa já vinha sendo pleiteada pela Prefeitura por vários anos. Agora com esse documento em mãos, ajuda a fomentar o turismo da região e nós enquanto prefeitura, temos a segurança jurídica para fazer as melhorias e implementar mais investimentos no atrativo.

O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, destacou que a cessão onerosa é uma vitória para os bonitenses e para o turismo da região: “É uma conquista para nós bonitenses, isso é uma luta antiga do município para conseguir essa cessão. Agradeço ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, a SPU – Secretaria do Patrimônio da União, ao Coronel Ribeiro pelo empenho, de fato uma conquista para os bonitenses e sul-mato-grossenses. Vamos trabalhar para reabrir a gruta o mais breve possível e para isso estamos em conversa com o governador Reinaldo Azambuja, para conseguirmos iniciar as atividades de visitação para a população e para os turistas”, finalizou.

Por: Filipi Brites – Assessoria de Comunicação