Na manhã desta segunda-feira (22) de fevereiro, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, participou de uma reunião juntamente com a Secretária de Meio Ambiente, Ana Trevelin, com representantes da Ampare, Fundação Neotrópica do Brasil, Instituto Raquel Machado e SOS Pantanal, para falar sobre o plano de mitigação, que tem por objetivo reduzir e prevenir a mortalidade de fauna nativa devido aos atropelamentos nas BR’s que cortam Bonito e região.

Além do plano de mitigação, foram discutidas ações de remanejo de carcaça e campanhas preventivas envolvendo todos agentes: população, empresas e demais setores que se interessem pela causa. O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, ouviu e liberou a construção em dois pontos de “Passagem Aérea” (Passagem de Fauna); os pontos serão definidos pelas equipes que fizeram o levantamento dos 11 locais que poderão ser instalados os equipamentos: “Isso é uma preocupação minha e de todos os bonitenses em querer preservar todo o nosso ecossistema. Nós futuramente devemos desenvolver em todos os setores a ideia dessa iniciativa, pois essa iniciativa além de preservar a vida dos animais, evita acidentes nas rodovias, trazendo diversos benefícios para o meio ambiente e para o ser humano. Então todos saem ganhando com o desenvolvimento desta ação. Nós vamos dar todo apoio ao projeto, a gente sabe que isso é a longo prazo, mas o importante é essa vontade em realizar o projeto ”, finalizou.

A Secretária de Meio Ambiente, Ana Cristina Trevelin, destacou que esse start é importante para preservar a fauna e vida das pessoas que trafegam pelas rodovias: “É fantástico a gente pensar que Bonito, pela primeira vez, começa a discutir possibilidades de combater o atropelamento de fauna de forma efetiva. Além de trabalhar com placas, implantar passagens aéreas, subterrâneas e cercamento de rodovias, para proteger tanto a fauna, quanto os motoristas que trafegam em nossas rodovias. Essa é uma preocupação da Prefeitura para que consiga de fato ter ações de proteção e conservação da natureza, não só apenas no discurso, mas na prática”, finalizou.

Por: Filipi Brites – Assessoria de Comunicação