Para proporcionar a recuperação físico-funcional e reintegração social, CER- Bonito realiza procedimentos de reabilitação pulmonar em pacientes pós-covid

A Covid-19 é a doença causada pelo coronavírus, que pode ter desde sintomas leves, como tosse, febre e cansaço, até quadros mais graves, que incluem pneumonia, insuficiência respiratória e até mesmo a morte. 

A Fisioterapia é uma das áreas da saúde que vem atuando no enfrentamento desse momento, a fim de contribuir para a recuperação de pacientes que têm ou tiveram Covid-19.

O CER- Bonito (Centro de Especialidades em Reabilitação) está fazendo o atendimento de pacientes portadores da síndrome pós-covid, sendo esses pacientes submetidos a avaliação com fisioterapeuta especialista incluído o exame de espirometria (prova de função pulmonar), para investigar e/ou monitorar doenças respiratórias, além de acompanhar o estado de saúde pulmonar do paciente.  

“O paciente que teve Covid e ficou com alguma lesão pulmonar pelo menos entre 20 e acima disso de lesão pulmonar vai ficar com um déficit. A importância é que esse paciente que foi curado do coronavírus e que teve uma certa lesão precisa entrar na reabilitação pulmonar para voltar a sua vida normal, tendo qualidade e mais disposição.”, finalizou o fisioterapeuta Carlos Alexandre Xavier.

O Governo Municipal fez o investimento em aparelhos que estão sendo utilizados na reabilitação pulmonar de pacientes pós-covid: investimentos importantes para a qualidade de vida da população. Hoje o Hospital, fora o repasse que o município faz para ele, a Central Covid-19 é mantida 100% pela Secretaria Municipal de Saúde e um investimento da atual administração que está fazendo em Bonito. Além disso, existe o monitoramento do paciente Covid, se ele estiver transitando na cidade existe um canal de denúncia que é por meio da vigilância sanitária, esse setor vai tomar as providências e encaminhar ao Ministério Público. 

A vacinação contra a Covid  está sendo realizada todo sábado e agora está sendo no Ginásio de Esportes para os grupos prioritários. Estamos também com três pontes de vacinação no ESF Centro, América, Rincão Bonito contra a H1N1 que segue até 9 junho com um grupo e depois segue para os outros.

Por: Filipi Brites – Assessoria de Comunicação