“Ontem, 20 de abril de 2021, o Rio Formoso foi aos poucos tornando-se turvo, com aspecto leitoso, a partir das 8h da manhã, conforme acompanhamento no Balneário Municipal. Por volta das 10h da manhã a água já estava mais turva e sem a visibilidade tão característica.

Hoje, dia 21 de abril, a água já está voltando aos poucos ao normal, com menos turbidez e mais visibilidade.

A Prefeitura Municipal e a SEMA suspeitam que esse fenômeno é resultado de uma alteração no curso do Rio Formoso, que aconteceu no meio de um de seus banhados, no ano de 2017, após uma grande enchente. Ele fez um pequeno desvio em trecho, em que aos poucos, o novo leito foi se alargando e entrando em um terreno que possui muito calcário de aluvião que está despejando sedimento e turvando o rio.

Infelizmente, de tempos em tempos, vemos esse fenômeno de turvamento aumentar ou diminuir em função do excesso de sedimentos de calcário, que se dá em razão da própria natureza.

A Prefeitura está monitorando o problema e consultando especialistas em Geologia e Recursos Hídricos com o objetivo de entender melhor a situação e avaliar possíveis soluções.”

Bonito, Mato Grosso do Sul, 21 de abril de 2021.