SECTUR homenageia Guias de Turismo pelo seu dia

O Dia do Guia de Turismo é celebrado em 10 de maio. Esta data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam aos turistas durante as viagens, apresentando os pontos turísticos e os melhores aspectos de determinada região. 

Além de um grande conhecimento sobre a cultura, história e rotinas do local, o guia de turismo precisa saber falar diferentes idiomas, ser simpático e carismático com os turistas. 

No Brasil, a profissão de Guia de Turismo está regulamentada através da lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993. De acordo com esta lei, o profissional pode ser classificado em quatro diferentes áreas: Guia de Turismo regional, nacional, internacional e especializado em atrativos naturais. Para cada uma das classificações, existem exigências e competências específicas que o guia turístico deverá ter.

SÉRGIO FERREIRA GONZALES É UM EXEMPLO DE AMOR E DEDICAÇÃO A PROFISSÃO


Conhecido popularmente em Bonito como “Homem das Cavernas” e “Sergião da Gruta”, Sérgio Ferreira Gonzales, foi o primeiro Guia de Turismo em Bonito, iniciou sua carreira em 1978 e desde então não parou mais. Sua paixão pelas belezas naturais e por sua profissão é cada vez maior. 

“A profissão de Guia de Turismo é muito importante para economia, porque ela desenvolve muitos segmentos, além de fortalecer o laço com a comunidade, apresentando outras culturas, que passam a consumir essa atividade”, lembrou. 

A Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, parabeniza a todos os Guias de Turismo por sua lisura na condução dos trabalhos, dedicação e profissionalismo ao longo de tantos anos.

Por: Filipi Brites – Assessoria de Comunicação