Semana do Meio Ambiente é marcada por diversas ações no município

A Semana de Meio Ambiente de 2021 foi organizada com muito cuidado e sem divulgação em razão das limitações impostas pela pandemia, por isso, a SEMA focou em ações práticas que de alguma forma valorizassem o tema da Campanha “Bonito é Reciclar” que foi lançada em maio deste ano.

A intenção é que durante todo o ano de 2021 se chame a atenção da população bonitense para as questões voltadas à geração de resíduos sólidos urbanos no município, bem como as alternativas existentes para diminuir o impacto ambiental e ampliar a geração de emprego e renda.

Assim, considerando essa prerrogativa, a Semana de Meio Ambiente foi desenvolvida pela SEMA e o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), em parceria com as Secretarias de Obras e de Saúde, através da Vigilância Sanitária, com grandes resultados deste trabalho em equipe que envolveu servidores públicos, iniciativa privada e terceiro setor.

Dia 31/05 – Ação de Limpeza no Distrito Águas do Miranda, que envolveu a visitação de todas as casas da comunidade pesqueira para conscientização sobre dengue e limpeza. Como resultado foram recolhidos dois caminhões e três carrocerias de caminhonete, cheios de resíduos recicláveis que estavam acumulados nos quintais e terrenos baldios.

O IASB participou da ação visitando alguns atracadores no Rio Miranda para também coletar resíduos, conversar com o grupo de mulheres pescadoras e avaliar a possibilidade de novas ações de limpeza com apoio da comunidade.

Dia 01/06 – Ação de Limpeza no Assentamento Santa Lúcia, que envolveu a visitação de todos os lotes da agrovila para conscientização sobre dengue e vacinação contra H1N1. Como resultado  foram retirados um caminhão e uma carroceria de caminhonete, cheios de resíduos recicláveis que foram trazidos para o aterro municipal, na sede do município.

Além disso, foram distribuídas mudas para os produtores, através de parceria com o IASB que levou mudas dos viveiros parceiros, entre eles o próprio Viveiro Municipal.

Dia 02/06 – Assentamento Guaicurus, envolveu a visitação de todas as casas na comunidade também para conscientização sobre dengue e limpeza dos terrenos. Como resultado foram retirados um caminhão e duas carrocerias de caminhonete cheias de resíduos recicláveis.

Além disso também foram distribuídas mudas para os produtores, através de parceria com o IASB que levou mudas dos viveiros parceiros, entre eles o próprio Viveiro Municipal.

Dia 04/06 – Lançamentos de novas iniciativas ambientais

A parceria com o IASB, iniciativa privada e o Sindicato Rural permitiu que fossem inaugurados novos projetos:

a)  “Os Bueiros Ecológicos” o primeiro foi instalado em frente a Casa do Criador (Rua  Nossa Senhora da Penha, esquina com a Rua das Flores). Ele possui cestas de retenção de resíduos que devem impedir que embalagens plásticas e metálicas sejam conduzidas para os córregos urbanos em dias de chuva.

Um projeto audacioso que envolveu a Edem Agrominerais e o talentoso trabalho dos artistas Duudoor (Sr. Ernando e Eduardo, pai e filho respectivamente) . Além do Sindicato Rural e da Casa do Criador que se dispôs a cuidar do bueiro, para que não seja vandalizado.

A iniciativa foi muito bem recebida pelos empresários locais que inclusive se apresentaram para patrocinar os próximos bueiros.

b) Ecoponto de recicláveis no Sindicato Rural: a instituição tornou-se um Ponto de Entrega Voluntário (PEV) que deve receber os resíduos recicláveis dos produtores rurais associados e deu-se início a uma campanha digital para conscientizar a classe sobre a importância da separação e correto encaminhamento dos recicláveis.

c) Nova Placa para o Viveiro Eduardo Domingos Tumelero: o Viveiro Municipal recebeu o nome do servidor que morou e trabalhou no local por muitos anos, de forma profissional e muito cuidadosa com o plantio e cuidado com as mudas.  Atendendo a Lei Municipal 15.037/2019, com patrocínio do IASB e da Brazil Foundation.

Dia 05/06 – Homenagem aos Amigos do Meio Ambiente

A Câmara Municipal de Vereadores entregou pela primeira vez os certificados de Amigos do Meio Ambiente, segundo Lei Municipal 1.475/18, para os empreendedores legalizados que atuam com coleta e comercialização de resíduos recicláveis em Bonito/MS. Sendo eles:

a) Cooperativa de Catadores do Paraíso de Bonito: Jaqueline Ortega Cardoso

b) Reciclagem do Luiz: Luiz Carlos Rodrigues Souza

c) Fantasia Reciclagem: Maria de Fátima Nascimento

d) Casa do Vidro: Gina Tolfo Felix

e) Sucata do Mario: Mario da Conceição

f) Ambiental Coleta de Resíduos: Flavio Matos

g) Ciclo Azul: Lívia Medeiros Cordeiro

A ação tem o objetivo de agradecer, reconhecer e valorizar os empreendedores que respondem pela economia circular no município, sendo responsáveis por recolher e comercializar mais de 100 toneladas de recicláveis por mês. Toneladas de resíduos que deixam de poluir o meio ambiente e tornam-se emprego, renda e dignidade.

Além disso, a SEMA participou de outras ações alusivas a Semana do Meio Ambiente, através da doação de 64 mudas para o Instituto Mirim Ambiental, e 51 mudas para a Secretaria Municipal de Educação. A Prefeitura Municipal agradece a todos que tornaram possível esta SEMANA do Meio Ambiente.

Por: Filipi Brites – Assessoria de Comunicação