O IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, realizou na última quarta-feira (25) fiscalização nas Grutas do Lago Azul e Nossa Senhora Aparecida com o objetivo de verificar o bem tombado. Estiveram acompanhando a fiscalização o vice-prefeito de Bonito, Juca Ygarapé, a Secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori, a Secretária de Meio Ambiente, Ana Cristina Trevelin, o Diretor de Meio Ambiente do Município, Tiago Sabino, e o Fiscal Ambiental do IMASUL, Marcelo Brasil.

As Grutas do Lago Azul e Nossa Senhora Aparecida, em Bonito-MS, por sua beleza e características notáveis enquanto monumentos naturais, foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1978, nos termos do Decreto-Lei no 25, de 11 de novembro de 1937 que estabelece como bens sujeitos à proteção federal todos aqueles que se destacam pelo seu caráter singular e memorável.

Um dos objetivos do tombamento é preservar as estruturas calcárias extremamente frágeis que se encontram no interior da gruta, bem como o lago e seu ecossistema aquático, além da paisagem próxima às grutas. A visita foi conduzida pelo gerente do atrativo e guia de turismo, Jagles Brasil, onde todos os detalhes da operação foram compartilhados. A Secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori, ressaltou que “é importante que os órgãos que estão ligadas a gestão das Grutas acompanhe a gestão, tendo em vista a proteção do bem tombado e o IPHAN tem um papel fundamental neste processo”.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

IPHAN-MS realiza fiscalização nas Grutas do Lago Azul e Nossa Senhora Aparecida

Por: Filipi Brites – Assessoria de Comunicação – (Ascom)