Durante todo o mês de agosto a Prefeitura Municipal de Bonito por meio de suas secretarias e departamentos realizou diversas atividades em alusão ao ‘Agosto Lilás’. O objetivo foi levar a mensagem da importância de combater todas as formas de violência contra a mulher e divulgar a lei Maria da Penha que neste ano celebra 15 anos. 

A lei também tipifica as situações de violência doméstica, proíbe a aplicação de penas pecuniárias aos agressores, amplia a pena de um para até três anos de prisão e determina o encaminhamento das mulheres em situação de violência, assim como de seus dependentes, a programas e serviços de proteção e de assistência social. A Lei n. 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006, passou a ser chamada Lei Maria da Penha em homenagem à mulher cujo marido tentou matá-la duas vezes e que desde então se dedica à causa do combate à violência contra as mulheres.

O encerramento da campanha ‘Agosto Lilás’ aconteceu ontem, 31 de agosto, em todo o Estado. Em Bonito, foram realizadas roda de conversa (foram seguidos os protocolos de biossegurança), panfletagem realizada pela Guarda Municipal, Polícia Militar e CREAS, divulgação de vídeos informativos nas mídias sociais do Governo Municipal de Bonito, entre outras atividades. 

Na última quarta-feira, dia 25 de agosto, foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social a atividade denominada “Maria da Penha Vai ao CRAS”. Na ocasião, o Instituto Mirim Ambiental de Bonito, realizou um teatro com fantoches acerca do tema. 

Durante o encontro a primeira-dama Leila Aivi, secretária de assistência social Vânia Mugartt, presidente da Câmara de Vereadores, Edmilson Lucas Rachel, vereadores: Professor PH, Professora Loiva, Pedrinho da Marambaia, Jhonatan Marques,  Juíza Pauline Simões, Subcomandante da 1ªCIPM, Capitão Francisco Solano Espíndola estiveram presentes prestigiando o ato.