Com o tema: “Uma introdução à ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e suas aplicações no Transtorno do Espectro Autista”, SEMEC realiza curso de capacitação para os professores

Foto: Filipi Brites – Ascom

Na última sexta-feira e sábado, 10 e 11 de setembro a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC promoveu um curso de capacitação para os professores denominado “Uma introdução à ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e suas aplicações no Transtorno do Espectro Autista”. 

Um dos principais objetivos do tema abordado é fortalecer e trabalhar os seguintes eixos para que ao final do curso, torna-se os participantes aptos a:

• Definir o que é Transtorno do Espectro Autista e suas principais características clínicas;

• Definir o que é ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e suas principais características enquanto uma ciência do comportamento;

• Compreender o conceito científico de comportamento e possibilidades de aplicação na prática do profissional de educação;

• Identificar as ferramentas básicas de análise da função dos comportamentos e compreender como, a partir dela, pode ser possível resolver problemas relacionados ao comportamento de alunos com TEA em sala de aula.

O curso foi proferido por André Augusto Borges Varella, psicólogo formado pela (UFSJ), mestre em Educação Especial (UFSCar), doutor em Psicologia (UFSCar), com período sanduíche na Universidade de Nevada, em Reno (USA) e pós-doutorado no Laboratório de Estudos do Comportamento Humano (UFSCar). É diretor do iABA – Instituto de Análise do Comportamento Aplicada, grupo especializado em tratamento ABA para pessoas com autismo e outros distúrbios do desenvolvimento. 

Também atua como pesquisador associado do INCT-ECCE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento Cognição e Ensino), desenvolvendo pesquisas na área do autismo e ABA, em especial no desenvolvimento de intervenções comportamentais para habilidades de linguagem e cognição.

“O objetivo da introdução a ABA é capacitar os professores para atendimentos aos estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Nós vamos continuar nos aprofundando a cerca do tema para sermos um aplicador”, destacou a secretária municipal de educação e cultura, Eliana Fregatto. 

Por: Filipi Brites – Assessoria de Comunicação – (Ascom)