Foto: Filipi Brites – Ascom

Destaque da Semana: Na última sexta-feira, 17 de setembro, o Ministro de Turismo, Gilson Machado Neto, esteve visitando a Capital do Ecoturismo. Em Bonito, realizou visitas técnicas ao Recanto Ecológico Rio da Prata e foi agraciado com o Prêmio Piraputanga, em solenidade na Câmara Municipal, onde, também, entregou cheques do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Em visita à região do Rio da Prata, no bioma de transição entre a Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal, o ministro destacou o quão rica e preservada é a região. “Aqui é um lugar que nenhum país vai querer concorrer com a gente. Nesse rio, por exemplo, é possível ver o fundo, com uma quantidade enorme de peixes, águas cristalinas e aves aqui na área. O Brasil é a única nação do mundo com seis biomas, um território continental que experimenta em um mesmo dia neve no Sul e sol torrencial no Nordeste”, afirmou.

A visita foi acompanhada pelo prefeito de Bonito Josmail Rodrigues, por membros do legislativo e pelos prefeitos das cidades vizinhas: Kazu Horii (PSDB) – Bodoquena; Dra. Clediane Areco Matzenbacher (DEM) – Jardim e demais autoridades.

Ministro de Turismo, Gilson Machado Neto, visita Bonito
Foto: Filipi Brites – Ascom

“Mostrar na prática todas as belezas naturais que a nossa cidade possui, é extremamente gratificante. Bonito possui uma cultura rica em história, terra de gente hospitaleira, de artistas, artesãos, esportistas entre outras, que ajudam a mostrar a identidade do nosso povo, promovendo a indústria, turismo e comércio”, destacou o prefeito de Bonito Josmail Rodrigues.

Após a visita, o ministro participou da cerimônia de entrega do Prêmio Piraputanga, que é concedido a empresários de turismo e personalidades de outras áreas que contribuíram para o desenvolvimento do setor no Estado. “Ser agraciado com o Prêmio Piraputanga é uma grande honra porque esse é um governo que acredita e trabalha pelo turismo”, disse Machado Neto.

O PRÊMIO

Em sua quinta edição, a honraria é conhecida como o Oscar do Turismo Sul-Mato-Grossense. A ideia da homenagem surgiu através de um passeio na Praça da Liberdade, onde fica o monumento das Piraputangas, um dos peixes símbolos da região e morador emblemático dos rios de águas cristalinas, que encantam o mundo e tornaram o destino conhecido como Capital do Ecoturismo Brasileiro.

O Troféu Piraputanga, que existe desde 2016, contribui para incentivar e promover o segmento em nível local e nacional, com ampla divulgação por meio da Associação dos Jornalistas da Mídia Eletrônica e Turismo, do qual Edson Batista Neves (Edinho Neves), é o atual presidente.

Foram homenageados, além do ministro de turismo, 27 personalidades: Adalberto Gonzalez – Hotel da Praça; Célia dos Passos; Cida Sanches – Gerente Geral do Marruá Hotel; Clediane Areco Matzenbacher – Prefeita de Jardim MS; Edmilson Lucas Rachel – Presidente da Câmara Municipal de Bonito; Eduardo Riedel – Secretário de Infraestrutura de MS; Fazenda Ceita Corê; Jair Scapini – Prefeito de Guia Lopes da Laguna; Jean Pierre – Restaurante Juanita; Josmail Rodrigues – Prefeito de Bonito MS; Juca Ygarapé – Eco Porto da Ilha; Juliane Salvadori – Secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito; Kazu Horii – Prefeito de Bodoquena MS; Lucas Alves Ferreira – Balneário Estrela do Formoso; Marcio Toshio Magrini Ueda – Hotel Cabanas; Marcos Derzi – Barco Tocando em Frente; Meire Santos – Pousada Arte Natureza; Nelson Cintra – Prefeito de Porto Murtinho MS; Paulo Corrêa – Presidente da Assembleia Legislativa de MS; Ricardo Lisboa Moreira – Eco Serrana Park; Rodolfo Nogueira – Gerente Internacional da Embratur; Rosane Simões Pedroso – Agência Viva Bonito; Walter Benedito Carneiro Júnior – Dir. Pres. da Sanesul.

Na companhia do senador Nelsinho Trad, o qual recebeu o título de cidadão bonitense através da Câmara Municipal de Bonito, de acordo com o Decreto Legislativo N.º 180 de 30 de outubro de 2019 de autoria do vereador Ednaldo Gregorio Dias (Pantera), o  ministro oficializou a entrega de cheque com repasse de recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) no valor de R$ 50 milhões ao Cresol Sicoper, instituição financeira que atua no estado. “O dinheiro que, antes, ia para a corrupção, agora, está servindo o brasileiro e isso só acontece porque priorizamos as entregas que beneficiam os brasileiros”, disse o ministro.

OBRAS – O governo federal, por meio do Ministério do Turismo, conta atualmente com 44 contratos de infraestrutura turística no Estado. Entre eles a construção de infraestrutura na orla do Rio Formoso em Bonito.

Ministro de Turismo, Gilson Machado Neto, visita Bonito
Presidente da Câmara Municipal de Bonito, Edmilson Lucas Rachel; Ministro de Turismo, Gilson Machado Neto, juntamente com o Prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues. Foto: Filipi Brites – Ascom.

Por: Filipi Brites – Assessoria de Comunicação – (Ascom)