SEMA faz balanço de ações realizadas na “I Semana de Defesa da Fauna e Flora de Bonito”

Foto: divulgação

A SEMA organizou durante o mês de setembro inúmeras atividades voltadas para a visibilidade da Fauna e Flora no município.  A ideia era realizar a “I Semana de Defesa da Fauna e Flora de Bonito”, de 20 a 24 de setembro, mas as atividades de educação ambiental ocorreram o mês todo.

A campanha envolveu todas as escolas municipais, estaduais e particulares e as crianças do Instituto Mirim Ambiental. Organizada em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAT), Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Polícia Militar Ambiental, IASB, Biopark, Aquário Natural Baía Bonita, Rádio Bonito FM, Coletivo de ONGs #BonitoNaoAtropela, Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB) e Multifrequência. 

A União de todos esses atores permitiu realizar as seguintes ações:

–  Oficina de educação ambiental online para os professores da rede municipal de ensino;

– Oficinas sobre sementes para o Instituto Mirim Ambiental; 

– Criação de arquivo digital com material paradidático para os professores; 

– Lives no Facebook da Prefeitura Municipal;

– Visitas dos alunos da rede municipal de ensino aos atrativos Biopark e Aquário Natural Baía Bonita;

– Entrevistas sobre a temática para a Rádio Bonito FM; 

– Palestra para servidores do Balneário Municipal Rio Formoso, sobre a “Proibição da Alimentação de Animais Silvestres”;

– Limpeza de um trecho do Córrego Restinga, com o início Programa Guardiões (restauração dos córregos urbanos);

– Plantio de Árvores do Bairro Parque das Águas;

– Blitz no trânsito;

– Entrega de 10 faixas de lona, com a sinalização para pedestres, com as patas da Fauna Silvestre, para as escolas locais usarem em educação ambiental; 

– Sinalização decorativa nas faixas de pedestre com patas de animais da Fauna local.

Outra ação importante e inovadora foi uma campanha de educação ambiental digital realizada a partir de canais de mídias sociais voltados para o marketing do Destino Bonito Serra da Bodoquena e também notícias. Os parceiros da ação divulgaram ao longo de 6 dias, publicações diárias (stories e feed) sobre a fauna silvestre e a flora da nossa região. Os parceiros foram:

@bonitoincomparavel; @visitbonito; @acheibonito; @passeiosembonitoms; @ondeirembonitoms; @bonitofm; @bonitoinforma; @bonitonoticias @multifrequencia @tvmsrecord e @governomunicipaldebonito

“Um grande grupo de apoiadores que tornou possível realizar, não uma semana, mas um mês de atividades de educação ambiental. Onde o objetivo é chamar a atenção da população e seus visitantes para a fragilidade da fauna silvestre que sofre com caça e pesca ilegal, tráfico e atropelamento nas rodovias. Além, da necessidade da conservação das matas ciliares que protegem os Rios e Córregos, nos oferecendo água cristalina e lazer. Só existe prosperidade quando há equilíbrio com a conservação. 

Como foi o primeiro ano, estamos muito felizes. Houveram muitos desafios e aprendizados que nos permitirão fazer uma campanha ainda melhor em 2022! Só temos agradecimentos a todos que sonharam e realizaram conosco”, frisou a secretária de meio ambiente, Ana Trevelin.

Por: Filipi Brites – Assessoria de Comunicação – (Ascom)