O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, acompanho da secretária de Educação e Cultura, Eliana Fregatto, participou, na tarde desta segunda-feira (25) em Campo Grande, do lançamento do Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, que será implantado em todas as escolas públicas de Mato Grosso do Sul a partir de 2022, objetivando a alfabetização das crianças nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.

O programa terá como foco os alunos da educação infantil do 1° e 2º ano e do Ensino Fundamental e terá como base a formação continuada dos professores e dos gestores escolares, bem como a implantação de material didático complementar, elaborado por professores sul-mato-grossenses.

Prefeito e secretária participam do Lançamento do Programa MS Alfabetiza

Ao todo, farão parte do programa 757 escolas de anos iniciais e 685 escolas de educação infantil, envolvendo mais de 85 mil estudantes.

Além das avaliações externas e acompanhamento dos indicadores de aprendizagem; fortalecimento da gestão escolar; cooperação e incentivos entre Estado e Municípios, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem (denominadas “escolas apoiadas”), também serão premiadas as unidades escolares com maiores índices de alfabetização com o Prêmio Escola Destaque. Ao todo, está previsto um investimento de R$ 8,3 milhões para as ações de 2022.

Segundo a secretária de Educação de Bonito, o programa será fundamental na recuperação da aprendizagem das crianças, principalmente neste período de retorno as salas, após a pandemia. “É um projeto relevante para todos os municípios e um suporte que nós teremos nesse período pós-pandemia, que irá contribuir muito para que nossas crianças possam ler até os 7 anos de idade”.

Prefeito e secretária participam do Lançamento do Programa MS Alfabetiza

O governador Reinaldo Azambuja agradeceu aos prefeitos e secretários pela adesão de 100% dos municípios no Programa MS Alfabetiza, “saudação a bancada federal pelo apoio às universidades de MS, a bancada estadual pela aprovação do programa que é uma política de estado, aos municípios pela adesão das 79 cidades em regime de colaboração que é primordial para o programa que veio para fortalecer a alfabetização e melhorar índice de aprendizagem de nossas crianças e adolescentes”, enfatiza.

O lançamento ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS – Campus Capital). O MS Alfabetiza é uma parceria do Governo de MS com a Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS).