Atendimento humanizado e oferta total dos medicamentos da Atenção Básica são os principais compromissos da atual gestão com os usuários da Farmácia Municipal de Bonito. A unidade, que agora está localizada na Rua Afonso Pena, N.º 801, com entrada pela Rua Cel. Pílad Rébua, passou por reestruturações físicas, seguindo as normas de acessibilidade, e garantindo um ambiente mais acolhedor a comunidade.

Também foram realizadas alterações no quadro de servidores e logística de atendimento, ficando aberta das 7 ás 17 horas, sem intervalo de almoço. As mudanças têm refletido diretamente no número de pessoas atendidas, que em média é de 200 pessoas por dia, chegando a picos de 312.

“Só em 2021 já foram investidos mais de R$ 4 milhões para melhorar o atendimento na Farmácia Municipal, isso entre reformas e compras de medicamentos. Atualmente nós temos 288 remédios disponíveis na Atenção Básica, enquanto a lei determina 153. Além destes, também atendemos alguns pacientes com medicamentos de média e alta complexidade, que não são obrigação do município, mas é uma recomendação do prefeito Josmail que sempre que possível, eles sejam disponibilizados”, detalharam Ana Carolina Colla e a responsável técnica pela unidade, Adriana Andrade.

Elizangela Prates dos Santos é uma das atendidas pela Farmácia, que fez questão de destacar as melhorias. Ela busca medicamentos para mãe, Dona Basília, que é diabética e hipertensa. “Há dois anos minha mãe enfartou e ficou só com 33% do coração, então ela toma uma série de remédios. No começo a gente até comprava, mas com a pandemia ficou muito difícil, aí vim atrás para pegar na Farmácia, só que na maioria das vezes não tinha todos aqui. Eu só consegui ser atendida com todos os medicamentos nessa gestão e isso faz toda a diferença na nossa vida, porque são remédios caros e fundamentais para a minha mãe”, detalha.

Dona Maildes Tereza Deiv, 58 anos, destacou o respeito pela população. “Eu sou cardiopata, tenho diabetes e pressão alta e sempre procurei na Farmácia Municipal os medicamentos de uso continuo, porém nem sempre conseguia todos. Eles justificavam que não tinham e eu tinha que arcar com o preço de remédios caríssimos, mas agora, graças a Deus, eu sou 100% atendida. E não é só isso que melhorou. As pessoas estão mais atenciosas, ligam informando quando preciso ir buscar os medicamentos novamente, nos recebem com carinho, alegria e muito respeito. Só tenho a agradecer”, disse.

A Farmácia Municipal está localizada na Rua Afonso Pena, N.º 801, com entrada pela Rua Cel. Pílad Rébua, em frente a Auto Peças AMF. O horário de funcionamento é da 7 as 17 horas, sem intervalo para almoço.

Farmácia Municipal de Bonito: atendimento humanizado e medicamentos à disposição