O Cinema em Movimento – Circuito Escolas de Mato Grosso do Sul percorreu as escolas municipais de Bonito entre sexta-feira e esta terça-feira (16) apresentando produções brasileiras, com o objetivo de aproximar os alunos do cinema nacional. O projeto esteve nas escolas Vitalina Vargas Machado, Manoel Inácio de Farias, Professora Izaura Pinto Guimarães e João Alves de Arruda.

As exibições nas escolas públicas de MS foram intermediadas pelo deputado  federal Fábio Trad, que contemplou sete municípios do Estado, entre eles Bonito.

“Os estudantes agradecem e sentem-se honrados por essa oportunidade cultural de contar com um cinema em movimento na sua cidade. Filmes de grande relevância para desenvolver o socioemocional de nossos alunos e com direito a pipoca na saída. Como Bonito não possui um cinema e muitas dessas produções ainda não estão disponíveis na rede aberta, é uma experiência impar para eles. Os professores também recebem um material pedagógico com orientações metodológicas e atividades para desenvolver as temáticas dos filmes com os alunos”, detalhou a secretária de Educação, Eliane Fregatto.

Criado em 2000 pela produtora MPC Filmes e executado em conjunto com o Instituto Cultura em Movimento – ICEM, o Cinema em Movimento é hoje o maior projeto de difusão do cinema nacional no Brasil. O projeto é itinerante, levando às escolas sessões presenciais com filmes de curta-metragem para alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Anos finais e Ensino Médio.

Organiza circuitos de exibição gratuita de filmes de longa, média e curta-metragem, da recente produção audiovisual brasileira, em logradouros públicos, escolas e universidades localizados nas 27 unidades da federação. Com sessões ao ar-livre ou em espaços fechados, o projeto atua através de 3 circuitos: Circuito Praça, Circuito Escola e Circuito Universitário.