Seguindo as orientações da Secretaria de Estado de Saúde, o setor de endemias de Bonito realiza durante esta semana, ações de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya, entre elas, palestras nas escolas municipais.

Nesta quinta-feira (18), cerca de 550 alunos da E.M. Professora Durvalina Dorneteles Teixeira receberam a visita dos agentes José Estevan, Wanderlei Pereira Galeano e Ana Lice de Oliveira. O trio falou sobre ações simples, porém essenciais para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, como manter os quintais limpos, não deixar água parada em potes e recipientes de plantas, não descartar lixo em terrenos baldios, entre outros.

A equipe também visitou a E.M Manoel Inácio de Farias e na manhã deste sábado (20) fará uma panfletagem sobre o tema.

Cuidados

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Febre do Chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.