A Secretaria de Saúde de Bonito informa à população que tem estoque de vacinas contra o Covid-19, para 1ª, 2ª e 3ª dose e faz alerta para a baixa procura, principalmente para dose reforço.

A dose reforço, ou D3, já está liberada para todas as pessoas, a partir de 18 anos, que receberam a D2 da CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer até julho de 2021.

Para as pessoas que tomaram a dose única da Janssen, a orientação é para aguardar envio de novo lote do imunizante, conforme nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (25), orientando estados e municípios a aplicarem uma dose de reforço para os mais de 4 milhões de brasileiros que tomaram a vacina da Janssen. A dose de reforço, com o mesmo imunizante, deve ser aplicada entre dois e seis meses após a aplicação da D1. A nova orientação segue evidências científicas e os estudos apontaram que há um aumento significativo na imunidade, principalmente no longo prazo.

Saúde alerta para baixa procura de vacinas contra o Covid em Bonito

Também há doses disponíveis para iniciar a vacinação dos adolescentes a partir de 12 anos e para todas as pessoas que ainda não se vacinaram ou precisam completar a imunização com a D2.

A Secretaria reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de combater o coronavírus e evitar novos surtos, principalmente com as novas variantes.