A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Bonito, está promovendo um curso de Meliponicultura, que trata sobre o cultivo do mel através de abelhas sem ferrão, no Viveiro Municipal Eduardo Domingos Tumeleiro nesta terça-feira (7).

O curso é gratuito e está sendo ministrado pela Zootecnista Jovelina Maria de Oliveira. A organização do evento foi da Bióloga Aline Navarro Bueno, proprietária do Refúgio Kanzeon, que articulou as parcerias e recebeu as inscrições.

A criação racional de abelhas nativas brasileiras é chamada de meliponicultura. Por meio da criação destas abelhas é possível produzir vários tipos de mel e ainda contribuir para a conservação das diferentes espécies. A atividade auxilia no equilíbrio biológico dos biomas brasileiros e na preservação de espécies vegetais.

A meliponicultura também é sustentável e altamente adaptável a comunidades tradicionais, assentamentos e cooperativas agrícolas.

A abordagem do curso foi teórico e prático, buscando responder dúvidas sobre criação manejo e produção das abelhas e o uso dos produtos provenientes da criação racional de abelhas sem ferrão.