default

As secretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Obras estão realizando durante esta semana, obras de conservação e adequação ambiental na estrada do brejão (Cedro), num trecho de aproximadamente 7 km de extensão, na rodovia Bonito/Três Morros, com elevação da pista de 70 cm a 1 metro, do nível anterior.

Devido a importância do trecho, que fica próximo a uma das nascentes do Rio Formosinho/Anhumas, a Prefeitura Municipal de Bonito solicitou apoio da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água da Serra da Bodoquena, através da orientação técnica do Engenheiro Agrônomo, Paulo Sérgio Gimenes.

Embora pequena, a estrada tem muita importância ambiental e econômica uma vez que atende propriedades rurais voltadas ao agricultura e pecuária e está próxima a uma das nascentes que abastece o Rio Formosinho/Anhumas.

“Ou seja, a falta de técnicas adequadas no projeto da estrada fazia com que ela carreasse muitos sedimentos para a nascente, sendo responsável pelo turvamento do Rio. A ajuda do Paulo foi fundamental para que conseguíssemos realizar um trabalho de excelência, que ainda não está finalizado, mas já da sinais de que será duradouro e eficiente”, detalhou a titular da Pasta, Ana Trevelin.

A obra conta com uma esteira, uma Escaveira, uma patrola e sete caminhões, sendo três da prefeitura, dois da AGESUL e dois de produtores rurais da região. Além de equipe de cozinha para os operadores, transporte (ida e volta para equipe) e combustível.