Novo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Bonito nesta terça-feira (11) apresenta um panorama geral dos casos de Covid-19 no município, com o total notificações desde o início da pandemia, bem como os confirmados e descartados.

Segundo o relatório, Bonito já registrou 8.428 casos suspeitos da doença. Esse número representa as pessoas que fizeram o teste no sistema público de saúde ou nos laboratórios particulares do município, que repassaram os dados a Secretaria. Desse total, 4.938 foram descartados, ou seja, deram negativo para o Covid-19 – e 3.489 testaram positivo para doença.

Dos casos positivos, 240 foram registrados entre o dia 30 de dezembro de 2021 até 10 de janeiro de 2022. Embora o número seja bastante expressivo, durante este período não foram registrados nenhum óbito e nem pacientes graves, com necessidade de internação.

Já no contexto geral da doença na cidade, 76 pessoas morreram de Covid-19.

A Secretaria acredita que os pacientes estão mais resistentes ao vírus devido a vacinação, que mesmo não impedindo a contaminação, minimiza os sintomas da doença, fazendo, na maioria das vezes, com que o paciente desenvolva um quadro mais leve.

Conforme o portal e-Vacine, do Governo do Estado, Bonito atingiu 83,31% da população geral vacinada com a primeira dose da vacina e 72,79% com as duas doses.

Já em relação ao público alvo, que são pessoas maiores de 18 anos e com comorbidades especiais, o percentual da D1 é de 100,51%, já com a D2 cai para 89,83% e em relação a 3ª dose, ou dose reforço, apenas 36,49% receberam o imunizante. A baixa procura acende um alerta nas autoridades de saúde, porque pode refletir diretamente no número de casos ativos e no quadro clínico dos pacientes contaminados.

Para quem estiver com doses em atraso ou ainda não iniciou a imunização contra o Covid-19, a vacinação acontece todos os dias no ESF Centro, das 7 as 11 e das 13 as 17 horas. É necessário apresentar documentos pessoais e o comprovante da dose anterior. Na unidade também está sendo aplicada a vacina contra a Influenza, disponível para todos os públicos, a partir de 6 meses de idade.