O Viveiro Municipal existe desde 1997 e tem um papel muito importante para comunidade local oferecendo mudas gratuitas à população da área urbana e rural para serem utilizadas, tanto na arborização urbana como restauração de mata ciliar. Inclusive, cabe ressaltar que Bonito é a única cidade da região que possui um Viveiro Municipal por isso é comum que os municípios vizinhos peçam apoio através da doação de mudas quando desejam fazer ações de plantio.

Em 2021 foram doadas 810 mudas para a arborização urbana e 3.374 para a área rural, sendo que destas, 2.064 foram doadas para o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) realizar plantio em áreas de mata ciliar e ações de educação ambiental em parceria com a SEMA.

Agora, em janeiro de 2022, o Viveiro possui 4.803 mudas de diferentes espécies disponíveis para doação, sendo especialmente de aroeiras, ipês (brancos, roxos e amarelos), patas de vaca, canafístulas e jatobá mirim, entre outras. Além disso, existem mais de 4 mil mudas em tubetes que ainda não estão em fase de doação, como por exemplo guaviras.

O caminho para quem deseja uma muda é ir até a SEMA, preencher um requerimento de doação e então se encaminhar ao Viveiro para pegar a muda. As orientações sobre a escolha da árvore dependem do local em que ela será plantada, considerando distância da rede de energia elétrica, esgoto e água, além de muros, residências e esquinas, por isso é tão importante conversar antes com a equipe da Secretaria.

A Secretária, Ana Trevelin, ressalta que “as árvores tem papel muito importante para a cidade, porque elas melhoram o conforto térmico e oferecem sombra, além de abrigo e alimento para a fauna. Inclusive estudos comprovam a melhora da qualidade de vida das pessoas que têm contato com a natureza na área urbana. Por isso desejamos incentivar a biodiversidade na área urbana através do plantio de árvores frutíferas como mamão, pitangas, jabuticabas, goiabas e acerolas, para que possamos oferecer mais alimento para os pássaros durante o ano todo!”

Caso você queira contribuir com o Viveiro Municipal Eduardo Domingos Tumeleiro você pode doar sementes, em especial de frutíferas, para que sejam preparadas novas mudas!

O Viveiro funciona das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Fonte: Sema