Membros do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) de Bonito e representantes do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) se reuniram na manhã desta quarta-feira (2) para discutir melhorias no sistema de licenciamento ambiental da região da Serra da Bodoquena.

O tema vem sendo debatido pelo Conselho em um grupo de trabalho formado em meados de março de 2021, que culminou em reuniões entre Prefeito, representantes do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, intermediadas pela Secretária de Meio Ambiente de Bonito e originou uma minuta de Resolução, que foi apresentada pelo Diretor de Licenciamento do IMASUL, Luis Mario Ferreira e o servidor Heleno Mira, técnico em Serviço Ambiental, para os conselheiros e está em fase de finalização.

O objetivo dessa norma será reduzir as hipóteses de atividades isentas de licenciamento ambiental, aumentando assim, o controle da exploração do ambiente natural na região.

A secretária de Meio Ambiente de Bonito, Ana Cristina Trevelin, agradeceu pela oportunidade de poder sentar à mesa e discutir diretamente com os representantes do Imasul, as melhorias que precisam ser implementadas no sistema de licenciamento ambiental, salientando o esforço conjunto do Comdema, bem como a receptividade do órgão estadual nessa soma de esforços.

A presidente do Comdema, Marla Diniz Brandão Dias, ressaltou a importância do diálogo aberto com o Conselho, formado por integrantes de diversas áreas, que lidam diariamente e na prática com situações e desafios referentes ao meio ambiente na Serra da Bodoquena, que é cheia de peculiaridades.