A Secretaria de Educação e Cultura de Bonito (Semec) iniciou hoje a Jornada Pedagógica de 2022, que marca o início do ano letivo das escolas da Rede Municipal de Ensino e oferece capacitação aos professores, coordenadores e diretores. As aulas, de forma presencial, começam na próxima segunda-feira (21).

O prefeito Josmail Rodrigues participou do evento, parabenizando os professores aprovados no processo seletivo simplificado para compor o cadastro de reserva dos professores temporários do município, realizado no último bimestre de 2021 e também deu boas-vindas a todos os servidores, pedindo dedicação e colaboração. “Estamos começando mais um ano letivo, na semana que vem nossas crianças retornam as salas de aula e os desafios serão grandes. A pandemia afastou os alunos, diminuiu o ritmo de aprendizado e teremos que correr muito para conseguir recuperar um pouco do que foi perdido. Vocês, melhor do que eu, sabem disso. Então peço encarecidamente a dedicação de vocês. A jornada pedagógica serve para ajudar nesse começo, alinhar os pensamentos, a forma de trabalhar”.

O prefeito também pontou os investimentos previstos para a Educação em 2022. “Vamos iniciar a construção de 3 salas de aula na Escola Municipal Manoel Inácio de Farias e mais duas serão licitadas para o CEI Hemínia Teixeira Siqueira. Também conseguimos emendas para a construção de duas quadras nas escolas Isaura Pinto Guimarães e Manoel Inácio de Farias e tem o Centro do Autismo, que estamos correndo atrás”, disse.

Por fim, Josmail falou sobre o reajuste dos professores, lembrando que a folha de pagamento atualmente leva 95% do repasse Fundeb. “Precisamos enxugar a folha, economizar, fazendo gastos conscientes para melhorar o reajuste, que a principio está em 11% para todos os servidores públicos, mas que estamos em tratativa com o sindicato e demais setores para tentar, se não alcançar, chegar o mais próximo possível do piso nacional”, afirmou o prefeito.

A titular da Pasta, Eliana Fregatto, por sua vez, destacou que o município possui atualmente cerca de 3 mil alunos, distribuídos em seis escolas, sendo cinco urbanas e duas rurais e em quatro centros de educação infantil. Ela também apresentou relatório dos investimentos realizados em 2021, com apresentação de vídeo institucional. “Não podemos dizer que a pandemia trouxe novidades para a Educação, porque já lidamos com a evasão escolar todos os anos e precisamos nos reinventar, mudar nosso jeito de dar aulas frequentemente. Claro que ela potencializou muitas coisas e dificultou a relação entre professor e aluno, mas nós somos plenamente capacitados para lidar com essa situação e obter o melhor desenvolvimento das nossas crianças”, disse.

Participaram da abertura ainda, o Padre Israel de Moura e a Pastora Denise, com palavras de acolhimento e motivação, seguidos das apresentações culturais da música Thalissa Balbueno e Ballet Infantil e na sequencia o palestrante Julio Furtado falou sobre ‘O desenvolvimento das competências socioemocionais na escola.