A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) divulgou os resultados da 5ª fase do Programa de Classificação Turística dos Municípios de MS, ano de 2022, no qual, Bonito aparece na classificação verde (Colher) com a melhor pontuação do Estado e da região Centro-oeste. A atualização do Programa é feita a cada dois anos, com o monitoramento do desenvolvimento dos municípios, além do preenchimento da ficha do produto turístico, que possibilita o conhecimento de todos os seus atrativos e potenciais turísticos.

Conforme o Mapa, sete municípios do Estado receberam a classificação ‘Colher’, sendo Bonito, com 254 pontos; Corumbá com 241; Campo Grande com 223; Jardim com 221; Dourados com 217 e Bodoquena e Aquidauana, ambas com 211 pontos.

“Muito disso é resultado do nosso Plano Estratégico de Gestão e Marketing do Turismo de Bonito elaborado em 2021, que é fruto de um trabalho em parceria com o trade turístico local, com o Conselho Municipal de Turismo e especialmente com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Nós temos realizado diversas ações em parceria, em diversas frentes de trabalho, em projetos que realmente dão a Bonito esse posicionamento a nível estadual e nacional, como o melhor destino de ecoturismo e turismo de natureza do nosso pais”, detalha a secretária de Turismo de Bonito, Juliane Salvadori.

O Programa objetiva induzir e monitorar o desenvolvimento da atividade turística nos municípios do Estado a partir do levantamento da infraestrutura turística, da gestão pública e governança, sustentabilidade e mercado. Contribui também para que os gestores públicos municipais e estaduais conheçam o estágio de desenvolvimento no qual os destinos se encontram e tomem decisões estratégicas para melhorias nos processos de gestão pública, governança, sustentabilidade, infraestrutura turística e mercado.

O diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, destacou em reportagem divulgada pela Fundação, a importância do Programa de Classificação Turística para ações voltadas para o desenvolvimento do setor no estado. “Esta é uma das ferramentas mais importantes que nós temos na gestão da Fundação de Turismo do MS. É uma ferramenta inovadora, que traz informações importantíssimas sobre o setor em cada município participante. Com esses dados podemos auxiliar na estruturação das gestões e saber quais municípios já estão capacitados para fazer parte das ações de promoção e divulgação, como campanhas de marketing regional, nacional ou internacional do nosso turismo”.

Bonito se destaca e é o município melhor pontuado no Programa de Classificação Turística da Fundtur

“Esse ano tivemos avanços importantes, pois aumentou o número de municípios que fizeram o cadastramento, de 43 para 48. Boa parte se manteve no mesmo patamar de classificação, mas 15 municípios evoluíram e isso mostra o trabalho das gestões municipais e a importância que eles têm dado para a atividade turística. Indicadores como estes que a matriz disponibiliza, permitem que o município se enxergue e consiga investir no que é mais importante ou prioritário e possa fortalecer as atividades do seu destino”.

Em parceria com a SGI (Superintendência da Gestão da Informação), da Secretaria de Fazenda, foi criada uma ferramenta de estímulo ao planejamento, gestão e marketing estratégico totalmente on-line (www.classificacao.fundtur.ms.gov.br).

A Ficha do Produto Turístico é constantemente atualizada, dando em tempo real as informações necessárias e atualizadas para gestores, empresários, investidores e demais entidades ligadas ao turismo.

Reconhecimento

Em 2019, a Fundação de Turismo do Estado (Fundtur-MS) ganhou o segundo lugar na categoria Gestão de Dados e Monitoramento Turístico, do Prêmio Nacional de Turismo, com o programa de Classificação Turística dos Municípios. O Programa teve início no ano de 2013, mas foi definitivamente institucionalizado com a publicação da PORTARIA FUNDTUR n.1, em 24 de abril de 2018.

Realizado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), o programa busca fomentar o desenvolvimento da atividade turística em seus destinos. Clique AQUI e confira a classificação atual.

Com informações de Fundtur MS