Cartão postal e principal atrativo público da cidade, o Balneário Municipal de Bonito passou a receber monitoramento ambiental da empresa Bion Consultoria e Assessoria Ambiental, que atua na região há mais de 20 anos. A empresa venceu processo licitatório e será responsável por monitorar a qualidade e quantidade de água do Rio Formoso no local, conservação das estruturas e trilhas, visitação turística, capacidade de carga, sistemas de lixo e esgoto, entre outros.

O monitoramento teve início na ultima quinta-feira (24) em parceria com Secretaria Municipal de Turismo. “É um marco para nossa cidade, serão gerados banco de dados confiáveis através de todas as análises de campo, subsidiando a gestão integrada do empreendimento como um todo”, detalhou a responsável pela empresa, Dra. Vivan Maria.

“Essa ação é importante para garantirmos a qualidade e longevidade do turismo em nossa cidade. Monitorar nossos rios, nossos atrativos, é a melhor forma que temos de garantir que a atividade turística em Bonito seja algo duradouro, e acima de tudo, que a natureza, nossos recursos naturais, estejam sendo preservados”, disse a secretária Juliane Salvadori.

O Monitoramento Ambiental tem como principais objetivos: monitorar os locais naturais utilizados pelos visitantes; analisar a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das trilhas utilizadas pela atividade turística; monitorar e avaliar mais de 15 parâmetros biológicos, físicos e químicos da qualidade da água do rio Formoso e apresentar medidas de mínimo impacto ao ambiente natural.