A presidente da Associação dos Artesãos de Bonito, Erondina Mancoelho Peralta, foi homenageada na Assembleia Legislativa de MS com a Medalha Conceição dos Bugres. A honraria proposta pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) pelo Dia Estadual do Artesão, comemorado em 19 de março.

Eron é parceria da Prefeitura e Bonito em projeto desenvolvido com as usuárias do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) na oferta de oficinas Biscuit e Consertos e Reparos de Roupas. Ela teve apoio do Executivo para participar da cerimônia de recebimento da medalha e ao retornar, compartilhou o prêmio com as alunas e com o prefeito Josmail Rodrigues.

Instituída pela Resolução 04/2013, a Medalha Conceição dos Bugres é entregue às pessoas e entidades do Estado que se destacam na produção artesanal. Mato Grosso do Sul instituiu em seu calendário oficial de eventos, no ano de 2011, duas datas alusivas ao artesão: Dia Estadual do Artesão a ser celebrado em 19 de março e a Semana Estadual do Artesanato, concretizada de 19 a 26 de março.