A Prefeitura de Bonito, com apoio da Agência de Habitação Popular (Agehab), realizou na tarde desta quinta-feira (31), a seleção das primeiras 51 famílias do Residencial Rio da Prata. As casas fazem parte do Programa Habitacional com Recursos do FGTS e são financiadas pela Caixa Econômica Federal, com contrapartida da União, Estado e Município.

Participaram do sorteio as 2359 pessoas inscritas no Cadastro Único do Município e foram sorteadas 510 pessoas, sendo as 51 primeiras contempladas com a casa e as demais no cadastro de reserva, ou seja, caso as que as que foram contempladas não sejam aprovadas pela análise do Departamento de Municipal de Regularização Fundiária (Demurf) e da Caixa Econômica.

“Como o cadastro é feito pela internet, qualquer pessoa pode participar, mas isso não quer dizer que vamos aprovar as que não se encaixam no perfil do programa. Por exemplo, numa análise rápida, vimos que entre os contemplados há pessoas que já tem imóvel ou que serão beneficiadas com as casas do Rodoanel, então elas serão excluídas e vamos chamar as que estão na sequencia ,na lista de espera. Também terão as que não vão passar pela Caixa, por possuírem restrições no nome, por exemplo, por isso fizemos um sorteio bem amplo, para conforme os selecionados forem saindo, já tenhamos outros na fila”, detalhou o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues.

O diretor do Demurf, José Cavalheiro acrescenta que as pessoas sorteadas, que forem excluídas por possuírem restrição no nome, podem regularizar a situação e participar novamente do sorteio. “Hoje sorteamos apenas 51 casas das 151 que serão construídas, então caso um contemplado não consiga iniciar o processo na Caixa por possuir alguma restrição, ele pode regularizar a situação e participar dos outros sorteios, que serão realizados em breve. Por isso também, já orientamos que todos os inscritos mantenham o nome limpo, porque ainda estão concorrendo”, disse.

Outro ponto importante a se destacar é o fato do sorteio não ser cumulativo, ou seja, as 510 pessoas sorteadas nesse primeiro momento, não estão automaticamente selecionadas para a nova etapa. “As casas serão sorteadas em três etapas, de 51, 50 e 50 casas. Para cada etapa será feito um novo sorteio, onde todos que estão no cadastro vão participar, com exceção é claro, das pessoas que forem excluídas por já possuírem uma casa ou não se encaixarem no perfil e dos 51 que finalizarem o processo e forem efetivamente contemplados na primeira etapa”, acrescentou Josmail.

Para participar, a pessoas deve ter renda de R$1.300,00 até R$4.685,00 e não ter restrição no nome, bem como nunca ter sido contemplado com um imóvel popular. O projeto faz parte do Programa Habitacional Financiada com Subsídio, com recursos do programa Casa Verde e Amarela, ou seja, o selecionado pode ter subsídio, tanto do governo federal, quanto, do governo estadual.

Em resumo, a casa será paga pelo morador. Ele vai financiar 80% do valor da casa na Caixa Econômica Federal, que será dividido em parcelas mensais. O Estado e a União vão oferecer o subsidio, conforme o valor da renda mensal da família, que será usado na entrada da casa. A contrapartida do município foi a doação dos terrenos.

Clique aqui para ver o vídeo da live do sorteio: https://fb.watch/c6NbI3tjW1/

Confira a lista de sorteados: