A Coleta Seletiva de Recicláveis, realizada pela Prefeitura Municipal, existe em Bonito desde 2010 e hoje atende centenas de empresas e residências, recolhendo cerca de 30 toneladas de recicláveis por mês. Sendo que onde não há regularidade deste serviço os moradores podem deixar seus recicláveis em um P.E.V. (Ponto de Entrega Voluntária) mais próximo. São mais de 40 P.E.V. distribuídos pela cidade, em especial próximos a escolas municipais e estaduais.

O material recolhido é levado até a Unidade de Triagem de Resíduos (UTR) e lá é separado, prensado e comercializado pela Cooperativa de Catadores do Paraíso de Bonito, composta por oito cooperados trabalhando diariamente na separação e destinação correta do material. Das aproximadamente 30 toneladas recolhidas por mês pelo caminhão da coleta seletiva, a cooperativa consegue comercializar uma média de apenas 12 toneladas, uma vez que nem todo o material enviado é de fato reciclável ou possui valor de mercado que compense sua comercialização.

Diante disso a SEMA e a Cooperativa desejam ressaltar junto às empresas e residências quais são os materiais de fato recicláveis:

Com mais de 40 pontos para descarte, Sema pede apoio da comunidade na coleta seletiva
  • Caixas tetrapark,
  • Papelão,
  • Embalagens plásticas (como por exemplo, cosméticos e material de limpeza),
  • Papel sulfite, cadernos e livros (não podem estar molhados),
  • Plástico Pet (como garrafas de refrigerante),
  • Plástico mole (como por exemplo saquinhos de feijão, arroz, macarrão, frutas),
  • Plástico duro (como por exemplo cadeiras, ventiladores e etc.), e
  • Alumínio (como por exemplo latas de cerveja e refrigerante).

Outros resíduos que são enviados para a coleta seletiva mas NÃO SÃO RECICLÁVEIS, são: espuma, esponja de cozinha, tomadas, formas de acrilico e acetato, bandejas de plástico, embalagens metalizadas (café e salgadinhos), cabos de panela e isopor (embalagens de marmitex). O Isopor, por exemplo, pode sim ser reciclado, mas como a tecnologia necessária ainda é cara no Brasil, ele está na lista de materiais não recicláveis.

Importante dizer que quando os resíduos recicláveis são colocados junto com restos de comida, vidro quebrado e lixo de banheiro, por exemplo, eles ficam contaminados e precisarão ser descartados. Por isso é tão importante utilizar recipientes separados para o que é “rejeito” e deve ir para o Aterro Municipal e o que é “reciclável”.