A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em parceria com o coletivo Mil pelo Planeta e a Ambiental MS Pantanal realizou na última sexta-feira (29) o ‘Dia de Plantio Urbano’ na Avenida Matheus Muller, no trecho entre o Hospital João Darci Bigaton e o Portal do Rio Formoso. Foram plantadas 120 mudas de Ipês e Paineiras, utilizando os conceitos da Agrofloresta.

“Nessa técnica varias espécies de plantas são utilizadas em consórcio, para proteger e apoiar uma outra. Neste caso foram plantadas espécies de Ipês e Paineiras para a arborização urbana, em consórcio com mamonas, milho, girassol, feijão de corda e feijão de porco. A mamona crescerá mais rápido que os ipês e paineiras, fornecendo sombra e proteção para estas espécies, enquanto que as outras servirão de alimento a formigas e outros insetos. Assim naturalmente se conseguirá aumentar as chances de vida das mudas plantadas. Além disso os berços (e não covas) que receberam as mudas foram preparados com hidrogel e matéria orgânica de qualidade”, detalhou a secretária de Meio Ambiente, Ana Trevelin.

“Estamos muito felizes em ter dado início a esta nova forma de plantio para a arborização urbana e também agradecemos muito a ajuda da D. Elida, do Assentamento Santa Lúcia e todos do coletivo do Mil pelo Planeta”, reforçou o prefeito Josmail Rodrigues.