Nesta terça-feira (3) foi realizada a última audiência pública de implantação do anel viário de Bonito, na qual o engenheiro José Roberto apresentou o projeto da obra, detalhando quais serão os cuidados tomados no perímetro urbano, com a implantação e ampliação de rotatórias ao longo do trajeto total de 7,6 km, bem como pista dupla em trecho de acesso a cidade, instalação de redutores de velocidade, passarelas de pedestre, passagens de fauna e de gado (nos trechos onde o anel passará por dentro de propriedades rurais) e pista elevada sobre a Estrada Boiadeira para conservação do local, considerado patrimônio cultural do município.

Participaram da audiência o prefeito Josmail Rodrigues e o deputado estadual Paulo Correa, que fez a intermediação da obra junto ao Governo do Estado, o responsável pelo Diretoria de Suporte de Manutencão Viária da Agesul, Mauro Azambuja Rondon Flores Agesul, (além do diretor do Demurf (Departamento Municipal de Urbanização e Regularização Fundiária) e o engenheiro do Departamento, Eduardo Ferolla.

“Hoje nós estamos aqui para apresentar a vocês o projeto final da implantação do anel viário de Bonito, ou rodoanel, como é mais comum. Esse foi um processo demorado, iniciado lá em 2015, que infelizmente ficou parado por muito tempo. Quando assumi tomei como prioridade e ainda sim, seguimos esbarrando na burocracia, foram seis meses só para conseguir marcar a primeira audiência pública, para falarmos sobre a retirada dos moradores da área de ocupação, depois as tratativas com Governo do Estado para conseguir recurso para a construção das 60 casas, o tempo de elaboração do projeto da rodovia, enfim, mas agora as coisas vão começar a andar mais rápido. Nesta semana já começaram com a terraplanagem do terreno das casas e depois já vão começar as obras e de 6 a 8 meses elas devem estar prontas. Com isso, podem retirar os moradores e começar a construção do rodoanel”, explicou o prefeito Josmail.

“Hoje é incabível pensar em Bonito, uma cidade reconhecida no mundo pelo ecoturismo, ter caminhões passando por dentro, dividindo transito com os moradores e visitantes. Esse rodoanel já passou da hora de sair e eu parabenizo o prefeito por encarar esse desafio. É uma obra emblemática, envolve famílias, proprietários rurais, licenças ambientais, uma série de coisas que fizeram outros deixarem esse assunto para depois, mas ele foi, bateu no peito e disse: ‘eu vou fazer’, e está fazendo, levando em consideração todas as particularidades e construindo um projeto que realmente vai atender a comunidade de Bonito”, acrescenta o deputado Paulo Correa.

A implantação do anel viário terá pista de 9 metros de largura e extensão de 7,6 km, com três rotatórias, sendo uma ampliação da existente na saída de Bodoquena, com ângulos para carretas de 7 e 9 eixos, uma de acesso a Rua Monte Castelo, com pista dupla para área urbana, para facilitar o acesso a cidade e a terceira rotatória será na MS-178, na saída para Guia Lopes, de frente para a entrada do Aquário Municipal, já direcionando os caminhões para a rodovia.

Casas

Para a construção do anel viário será necessário a realocação de 60 famílias que vivem em uma área de ocupação, em frente a rotatória da MS-178, na saída para Bodoquena.

As famílias receberão uma casa, doada pela Prefeitura de Bonito, com contrapartida estadual. O município, não apenas vai arcar com 50% do valor total da obra – de R$ 4,936 milhões, como também doou os terrenos, que já estão recebendo a terraplanagem, para início das obras. A previsão é de que em 6 a 8 meses, as casas estejam prontas.