O município de Bonito (MS) recebeu nota A no três indicadores avaliados no Capag (Capacidade de Pagamento) – Endividamento, Popança Corrente e Liquidez, o que indica uma estabilidade fiscal e maior confiabilidade para aquisição de recursos, como empréstimos com a garantia da União.

O intuito da Capag é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. A metodologia do cálculo, dada pela Portaria MF nº 501/2017, é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesa correntes e a situação de caixa, faz-se diagnóstico da saúde fiscal do Estado ou Município. Os conceitos e variáveis utilizadas e os procedimentos a serem adotados na análise da Capag foram definidos na Portaria STN nº 373/2020.

Segundo os dados públicos do Capag, Bonito possui Adimplência Financeira, está em dia com o Encaminhamento das Contas Anuais, Aplicação mínima de recursos da Saúde, Aplicação mínima de recursos da Educação e situação dos demais itens do CAUC.

Confira o relatório completo de Bonito pelo PDF ou clicando aqui