O coordenador técnico municipal da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Nino Rodrigo, acompanhado da equipe do escritório local, estiveram no distrito Águas do Miranda para uma visita técnica, com orientações aos pequenos produtores e pescadores profissionais, sobre o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que prevê liberação de crédito para investimentos de custeio e fomento da produção.

O crédito, que pode ser parcelado em até 10 anos, com juros subsidiado de cerca de 4,5% ao ano, é destinado a produtores que possuam até 240 hectares. No distrito, o foco foram os pescadores profissionais, que podem solicitar o crédito, com intermédio da Agraer, para aquisição de barcos, motores, equipamentos, entre outros produtos.

“Nos últimos 14 meses o Pranaf liberou R$ 1,3 milhão em investimentos para pequenos produtores de Bonito. Isso por meio de parceria entre Agraer e Banco do Brasil. Agora a Caixa Econômica também vai aderir ao programa e será mais uma alternativa para os produtores. Isso é dinheiro que entra em Bonito, movimenta a economia e fortalece o campo”, detalhe Nino.

A Agraer deve continuar com as visitas técnicas ao distrito mensalmente, para auxiliar os moradores da região nas demandas existentes.