Profissionais e interessados serão

A Prefeitura de Bonito, em parceria com a Fundação CSN vai ofertar, entre os dias 9 e 10 de junho, uma atualização sobre políticas públicas, elaboração de projetos e captação de recursos para iniciativas sociais, direcionado principalmente as Organizações da Sociedade Civil, Conselhos de Direitos e demais atores locais.

O evento será nos dias 9 e 10 de junho na Câmara Municipal.  O objetivo é apresentar o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), atualizações das normas e práticas, capacitar as entidades para entender e operar em parcerias com o Estado, visando contribuir para o fortalecimento da atuação das organizações e dos Conselhos de Direito na construção de um ambiente legal, político, financeiro e institucional favorável, a fim de promover a participação cidadã e a sustentabilidade dos projetos.

A Fundação CSN tem experiência em realizar capacitações para as Organizações da Sociedade Civil nos territórios em que está presente. Na sua forma de atuação, entende a articulação como uma ferramenta para fortalecer suas iniciativas e estabelece uma relação harmoniosa com a comunidade, instituições e empresas das regiões que está presente, sempre trabalhando em conjunto com poder público.

Um dos pontos abordados na capacitação será a importância das parcerias entre a administração pública e o Terceiro Setor, que cumpre um importante papel na execução dos serviços públicos, além da compreensão da Lei em si, o Marco Regulatório, é uma resolução do Governo Federal, que estabelece que os convênios entre as prefeituras dos municípios e as ONGs (Organizações Não Governamentais), entidades filantrópicas, OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e organizações sem fins lucrativos obedeçam a um edital, onde cada cidade tem autonomia para construir o seu.

“A compreensão do marco regulatório é o melhor, e talvez o único caminho, para pequenas entidades, associações e organizações se estruturarem para acessar recursos públicos e privados, seja porque se capacitam e se profissionalizam para atuar como um braço do Estado em políticas públicas na sua área de atuação, seja porque o próprio Estado passa a dimensionar a potência e a importância dessas parcerias, gerando um engajamento mútuo”, comenta André Abrão, gerente jurídico da Fundação CSN, que participará evento.

Capacitação das entidades da sociedade civil e os conselhos de direitos da cidade de Bonito

Local: Câmara Municipal – Rua Nelson Felício dos Santos, Centro

Data: 9 e 10 de junho

Horário: 9h às 17h

Inscrições:  clique e faça a inscrição