O Projeto Rondon, do Ministério da Defesa (MD), vai atender, em julho de 2023, 12 municípios de Mato Grosso do Sul (MS). A cerimônia de lançamento oficial foi realizada nesta terça-feira (21) com a assinatura de acordos de cooperação em Campo Grande, que será o centro regional da iniciativa. A operação envolverá 252 rondonistas (professores e estudantes universitários) que dedicarão o período de férias acadêmicas ao trabalho voluntário, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas.

Operações – O estado já havia sido beneficiado pelo Projeto em duas oportunidades. Em 2011, foram realizadas duas operações simultâneas: a Operação Arara Azul, que abrangeu oito municípios, e a Operação Especial Rio Paraguai, nas partes norte e sul do rio, com foco nas comunidades ribeirinhas. Em 2018, foi realizada a Operação Pantanal, com 12 municípios beneficiados.

A ação envolve o Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, sob a coordenação do MD, e contará com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e dos municípios participantes. O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Oeste e do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, também prestará apoio à realização das atividades. Instituições de Ensino Superior (IES) de diversas regiões do país participam do projeto.

Bonito será beneficiado com ações do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa

Cada município receberá, por 12 dias, duas instituições de ensino com 10 integrantes cada (dois professores e oito alunos por equipe). Serão realizadas oficinas de diferentes áreas do conhecimento que abrangem temas como cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho. As equipes atuarão nos municípios de Água Clara, Bonito, Caarapó, Camapuã, Figueirão, Inocência, Juti, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso e Taquarussu.

O Projeto – O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho político e estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da cidadania, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social, a redução de desigualdades regionais e o fortalecimento da soberania nacional.

Caracterizado pelo esforço dos governos federal, estaduais e municipais e pelas IES, o Rondon é integrado, ainda, pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Cidadania; Desenvolvimento Regional; Educação; Saúde; Meio Ambiente; e pela Secretaria de Governo da Presidência da República.

Nos últimos 17 anos, foram realizadas 85 operações em 1.249 municípios de 24 unidades da federação. Nessas atividades, contou com 2.371 participações de instituições de ensino superior e 23.653 rondonistas, capacitando mais de 2 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Fonte: Ministério da Defesa com Projeto Rondon