A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com o Sebrae, Sesc, Fercomércio e Corpo de Bombeiros de Bonito, lançou oficialmente na manhã desta quinta-feira (1º) o Programa de Qualificação para o Turismo, que tem como objetivo a formação de profissionais em diferentes áreas de atuação. A previsão é de que 660 pessoas sejam capacitadas em 2022 e pelo menos outras mil em 2023.

O programa já está em desenvolvimento e atendeu turmas de guarda-vidas e guias de turismo, com atualização sobre primeiro-socorros, por exemplo, bem como iniciou diálogos com proprietários e trabalhadores de atrativos sobre Situações de Urgência e Emergência e Sistema de Gestão de Segurança.

Sectur lança Programa de Qualificação para o Turismo e prevê formação de 660 pessoas neste ano

O representante do Sesc, Gabriel, pontuou que um dos grandes desafios dos contratantes é justamente achar mão-de-obra qualificada e Bonito, estando na vanguarda do turismo, precisa oferecer esses profissionais.

A fala vai de encontro a do prefeito Josmail Rodrigues, que destacou experiências fora do município, como referência para o crescimento. “A cidade não tem desemprego, tem falta de mão-de-obra qualificada e é isso que a gente quer transformar. Quando a gente sai pra viajar, vemos diferença de um atendimento qualificado e Bonito, como prestígio que tem e o potencial turístico crescente, não pode ficar para trás. Por isso vamos ampliar as ofertas de cursos, trazer opções conforme a demanda local, como cursos de línguas, atendimento ao cliente, enfim, capacitação de verdade para a nossa população”, disse.

O presidente da Fecomércio-MS, Edison Ferreira de Araújo, parabenizou o prefeito pela coragem de tomar decisões difíceis, mas necessárias para o crescimento da cidade. “Eu tenho acompanhado sua gestão, sei de algumas medidas impopulares, mas realmente necessárias. Também parabenizo essa iniciativa, de pensar na população, ofertando opções para se qualificarem e mais que isso, alternativas que se encaixam no segmento de vocês, aumentando as chances de empregabilidade”, afirmou.

Ponto reforçado pelo diretor Regional do Senac/MS, Vitor dos Santos de Mello Junior. “Profissionais qualificados fazem com que o ciclo da economia gire, porque geram mais atendimentos, consequente mais empregos e assim por diante”.

Já o comandante do Corpo de Bombeiros de Bonito, Capitão Baumgardt, destacou que a instituição é e quer continuar sendo uma parceira do município na capacitação de profissionais que possam prevenir acidentes. “O Corpo de Bombeiros, mais do que atuar no sinistro, prefere atuar na prevenção e esses cursos nos ajudam a capacitar as pessoas para evitarmos acidentes, como afogamentos, por exemplo”.

A secretária de Turismo, Juliane Salvadori agradeceu a parceria de todas as instituição e apresentou os novos cursos previstos para os próximos meses. “Alguns deles já estão com a turma cheia e nós ficamos muito felizes pelos resultados obtidos até aqui. A turma dos guarda-vidas, por exemplo, metade saiu do curso já empregado e isso é realmente significante. Com os cursos que já foram realizados e os previstos para setembro, outubro, novembro e dezembro, devemos foram 660 pessoas em 2022. Além deles, outros cinco cursos já estão garantidos para o começo do ano que vem”, disse.

Confira em anexo a opção dos cursos para 2022: