A Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água realizou entre os dias 30 e 31 de agosto, o primeiro “Curso de Manutenção e Conservação de Estradas Vicinais para Operadores de Máquinas”, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMA) e de Obras, produtores rurais e AGESUL – que atuou com empréstimo dos maquinários, que permitiram a implementação das novas técnicas.

Foram dois dias intensos de aula com conteúdo teórico e prático ministrados pelos Engenheiros Agrônomos Edno Martins (escritório da AGRAER de Novo Horizonte/MS) e Paulo Gimenes (SEMAGRO/Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água) em que se discutiu as especificidades de solo e recursos hídricos na Serra da Bodoquena, bem como os desafios e técnicas possíveis na manutenção e conservação de estradas vicinais.

Estiveram presentes servidores das Prefeituras de Bodoquena e Bonito, e funcionários de propriedades rurais de Bonito e Jardim, além da Secretária de Meio Ambiente (SEMA), Ana Trevelin que destacou a importância da iniciativa: “Este é o início de um trabalho muito sonhado e que deve marcar um novo jeito de fazer manutenção e conservação de estradas em que se procure considerar, por exemplo, o formato da micro bacia, as atividades produtivas ao longo da estrada e o os usuários que a utilizam. Tudo isso para garantir a durabilidade da obra realizada, a segurança e a conservação de nossos rios”.

Operadores de máquinas participam de curso de Manutenção e Conservação de Estradas Vicinais

O Eng. Agr. Paulo Gimenes concorda e afirma que “Foi um privilégio ter conseguido realizar esse treinamento porque houveram muitos aprendizados e trocas que permitirão aos municípios fazer novas práticas de manutenção e conservação que devem economizar tempo e dinheiro, além de proteger os recursos hídricos”.

A Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água possui Sala de Situação em Bonito, no prédio da SEMA, e é vinculada à SEMAGRO, com o objetivo de emitir parecer técnico e recomendações técnicas acerca de Projeto de Manejo e Conservação de Solo e Água realizados na Bacias de contribuição do Rio da Prata, Rio Formoso, Betione e Salobra, nos municípios de Bonito, Jardim, Bodoquena e Miranda.